TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Paixão No Banco Dos réus

Trabalho Escolar: A Paixão No Banco Dos réus. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2013  •  665 Palavras (3 Páginas)  •  1.432 Visualizações

Página 1 de 3

A paixão no banco dos réus

A PAIXÃO NO BANCO DOS RÉUS. A autora relata em seu livro, sua experiência com os casos de crimes passionais contra mulheres, cita casos polêmicos como o de Sandra Gomide, Ângela Diniz, Daniella Perez e outros. Comenta que após o lançamento de seu livro foi procurada por alguns parentes de vítimas e réus, esclarece que todos terão sua chance de fazer suas declarações no próximo livro. Ela explica o porquê de os homens matarem suas companheiras e também ensina a decifrar os sinais de Violência antes que ela aconteça. A autora relata em seu livro seu livro que esses crimes são produtos da nossa sociedade, e pior ainda da justiça do nosso país que perdoa mais homens do que os pune. Ainda comenta não tem nada a ver com amar, e sim uma não aceitação a rejeição da parceira, lembrando que para se matar, é preciso primeiro desenvolver o sentimento de ódio pela pessoa. ”SE VOCÊ AMA NÃO MATA” Luíza explica que esse tipo de violência é tipicamente masculino, sendo a minoria dos casos cometidos por mulheres. Justifica que é pelo fato de o homem ter um sentimento de posse em relação a companheira, pressupondo que ela lhe deve alguma obrigação a ele. Claro que esse pensamento é retrogrado, pois desde 1988 a mulher igualou-se ao homem perante a lei. Esta claro que a mulher submissa se torna vulnerável ao crime passional além de sofrerem violência doméstica como estrupo e espancamento. Na maioria dos os homens homicidas os homens tem mais de 30 anos, idade em que costumam ficar mais inseguros em relação a parceira principalmente se ela for mais jovem do que ele. Eles exibem as maças para terem auto-afirmação, diz ainda que os homicidas não admitem a traição. A AUTORA AFIRMA QUE O CRIME PASSIONAL SÓ ACABARÁ QUANDO OS HOMENS RECONHECEREM QUE A MULHER TEM OS MESMOS DIREITOS E PODERES.

Crimes de grandes repercussões na nossa cultura, chamando a atenção da sociedade brasileira quanto à condução dos júris pelos tribunais e atuação dos jurados quanto aos fatos, repercutindo no que a sociedade pensa em cada momento histórico a respeito dos diversos tipos de delitos passionais.

Quem milita na área criminal e nunca ouviu falar no "Advogado do Diabo", do homicídio praticado pelo cantor Lindomar Castilho, do epsódio da atriz Dorinha Durval, do processo " Doca Street", do assassinato de Daniela Perez, inclusive servindo para aprovar através de consulta popular o homicídio qualificado como parte no rol de crimes hediondos, e não muito distante da acusação de crime de morte contra o promotor de justiça Igor Ferreira e da morte da jornalista Sandra Gomide.

O Livro que constitui leitura primordial para aqueles que estão em contato com a área penal é constituído de três partes: Relato de 14 delitos, aproxima análise teórica do crime de homicídio, especificamente de "homicídio passional"; uma entrevista com o Dr. Valdir Trancoso Peres, advogado criminalista, especialista na defesa dos réus acusados de delitos envolvendo paixão e, por fim, uma conclusão na visão da autora a respeito do tratamento jurídico-penal quantos aos chamados " homicidas do amor".

Inicialmente na parte primeira, as narrativas são empolgantes, enriquecida pelos detalhes obtidos nos autos processuais acrescidos de reportagens da época, assim como de depoimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com