TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Percepção dos Contabilistas Sobre a Utilidade da Informação Financeira na Tomada de Decisão

Por:   •  28/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  378 Palavras (2 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 2

Estudo de caso:

A percepção dos contabilistas sobre a utilidade da informação financeira na tomada de decisão – Um estudo em Portugal

Referências: CEPÊDA, Catarina; MONTEIRO, Albertina (2019); Universidade Federal do Paraná, A percepção dos contabilistas sobre a utilidade da informação financeira na tomada de decisão – Um estudo em Portugal

A contabilidade nasceu com a evolução da civilização e seu progresso coincide com o da evolução dos seres humanos (Sá, 1998). Nas últimas décadas, ocorreram mudanças significativas na contabilidade e muitos países desenvolveram suas próprias normas contábeis, seguindo o Conselho Internacional de Normas Contábeis - IASB ou o Conselho de Normas de Contabilidade Financeira – FASB.

A tomada de decisão é um processo de raciocínio lógico conduzido em um ambiente organizacional por uma pessoa com um poder legítimo de tomada de decisão que, com a ajuda de especialistas, procura preparar, gerir, implementar e controlar uma determinada decisão Nem sempre é fácil controlá-la, porque tomar decisões rapidamente pode ser perigoso e postergar demasiadamente pode significar perda de oportunidades Para tomar uma boa decisão, é necessário respeitar o processo de decisão, que envolve o reconhecimento e a avaliação de problemas, a seleção de estratégias, o processamento de informações, a implementação de estratégias e, finalmente, a tomada de decisão.

Com a evolução da sociedade, a contabilidade se tornou uma ferramenta útil na tomada de decisão, mas nem sempre foi assim. Durante muito tempo, o mercado e as empresas usaram a contabilidade apenas para cumprir as obrigações fiscais e não aproveitaram sua utilidade. Atualmente, a IF é útil para diversas partes interessadas (investidores atuais e potenciais, funcionários, credores, fornecedores e outros credores comerciais, clientes e o estado). Elas usam a IF para atender a algumas de suas diferentes necessidades de informação em grande parte devido às alterações emitidas pelo IASB/FASB nas últimas décadas.

O artigo buscou analisar os fatores que tornam a informação financeira útil no processo de tomada de decisão, na perspectiva dos contabilistas certificados. Os resultados indicam que os gestores de empresas de maior dimensão, mais antigas, com melhor desempenho e com demonstrações financeiras mais completas atribuem maior utilidade à informação financeira nas tomadas de decisão. Os resultados mostram ainda que os gestores que não são proprietários da empresa, com ensino superior e conhecimentos em gestão atribuem maior utilidade à informação financeira na tomada decisão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (36.6 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com