TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A utilidade do relatório financeiro como meio de informação no processo de tomada de decisão

Tese: A utilidade do relatório financeiro como meio de informação no processo de tomada de decisão. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  Tese  •  2.084 Palavras (9 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 9

A utilidade dos relatórios contábeis como meio de informação no processo de tomada de decisão

inCompartilhar.

postado 03/04/2006 00:00 por Carlos Roberto Gonçalves Selva

RESUMO

Este artigo apresenta a importância dos relatórios contábeis como um meio de informação, bem como a sua importância no processo de tomada de decisão, demonstrando o futuro da contabilidade na empresa. Entretanto, irá evidenciar a importância da informação e do conhecimento do profissional para a tomada de decisão através dos relatórios e dos serviços contábeis, para o sucesso das empresas, pois, é fundamental que o profissional dos serviços contábeis e os proprietários das empresas passem a utilizar a informação contábil nas decisões do dia a dia dos negócios, sendo que, para isso, os usuários devem estar cada vez mais capacitados para dar respostas aos questionamentos feitos pelos empresários.

Palavras-chave: Relatórios Contábeis. Informação. Tomada de Decisão.

1. INTRODUÇÃO

A Contabilidade, através de seus relatórios, permite ao usuário identificar a estrutura patrimonial de qualquer empresa, por obter inúmeras informações importantes e necessárias. Neste sucinto trabalho que tem como objetivo principal, a preocupação do conhecimento da contabilidade como um sistema de informação formal e estruturado, tendo como um dos objetivos principais o fornecimento de informações para o controle do patrimônio, avaliação de desempenho e a tomada de decisão. Os relatórios, emitido pela empresa, permitem ao publico avaliar a situação em que ela se encontra, verificando a qualidade da gestão que os usuários utilizam na mesma.

Evolutivamente deixou-se de praticar a contabilidade formada pelo conjunto de informações que se tinha na época e pela intuição do empresário, que era o executor de todas as ações do negócio, para se conviver com a dinâmica das informações verificadas nos relacionamentos comerciais. "A contabilidade originou-se da necessidade de se controlar o patrimônio dos empreendimentos econômicos e mensurar os resultados obtidos a partir do gerenciamento". (FIGUEREDO, 1997, p. 59) Historicamente, o desenvolvimento contábil veio para responder às necessidades empresariais. Cabe ressaltar que a contabilidade originou-se como um sistema de informação que tinha o proprietário do patrimônio como seu único usuário.

Segundo Iudícibus (1995, p. 20) "O objetivo da Contabilidade praticamente permaneceu inalterado ao longo dos anos; as mudanças substanciais verificaram-se nos tipos de usuário e nas formas de informação que têm sido demandadas". A contabilidade faz parte do cotidiano operacional das empresas. Devido às mudanças no mundo empresarial, torna-se cada vez mais essencial no desenvolvimento desta, como ferramenta auxiliar no gerenciamento das decisões. Portanto, a contabilidade exerce papel fundamental no processo decisório.

2. CONTABILIDADE

A contabilidade, através de seus relatórios, evidencia a importância da informação e do conhecimento de usuários das empresas de serviços contábeis, para buscar o sucesso. Sendo de fundamental importância que o usuário dos serviços contábeis e os proprietários de empresas passem a utilizar a informação contábil nas decisões do dia a dia dos negócios, sendo que, para isso, devem estar cada vez mais capacitados para dar respostas aos questionamentos e estes devem confiar mais nas informações geradas sobre o seu negócio nos contextos internos e externos.

Tendo como base esse tema, salientamos a importância da contabilidade como um meio de informação neste contexto bem como a sua importância para o desenvolvimento das empresas no processo decisório.

A contabilidade está vinculada às mudanças sociais que ocorrem ao longo dos anos e que a cada nova mudança exige-se da contabilidade nova postura na divulgação das informações geradas, visando suprir os anseios de informações requeridas pelos seus usuários. Não resta dúvida que o cumprimento da missão da Contabilidade tornou-se mais difícil de ser alcançado, já que cada usuário deseja um conjunto específico de informações que possam suprir seu modelo decisório. (IUDÍCIBUS, 1995, p. 21)

Objetivamos ainda, demonstrar os horizontes da contabilidade e como seus dados auxiliam a administração de recursos econômicos e financeiros na tomada de decisão. Visa demonstrar como a contabilidade consiste em um completo sistema de geração de informações; pois além de abranger o gerenciamento financeiro, gerenciamento de resultados, também possibilita aos seus usuários obter a evolução patrimonial da empresa.

O usuário de contabilidade está apto para atuar na área econômica e financeira, através do desenvolvimento de um sistema de informações que proporcione uma visão ampla, com base nos dados da contabilidade, que facilite o posicionamento dos empresários numa empresa, desde o aspecto operacional até o estratégico.

Os relatórios associado ao aconselhamento do negócio pelo usuário é uma necessidade básica de qualquer empresa, tal como as grandes organizações, que permitem ao gestor tomar decisões, acompanhar a rentabilidade, comparar com o seu setor de atividade e controlar os seus objetivos. Assim, têm-se a informação necessária para crescerem e serem rentáveis.

2.1 Relatórios Contábeis

No atual cenário, deve-se estabelecer um modo de gerar informações que satisfaça as necessidades dos diversos usuários, conscientes de que estes necessitam de segurança e confiabilidade nas informações contábeis. A mais resumida e organizada demonstração de dados apurados pela Contabilidade é o Relatório Contábil, que expõe aos usuários da contabilidade os principais fatos registrados por aquele setor em determinado período. São distintos em obrigatórios e não obrigatórios os relatórios são conhecidos também como informes contábeis. (MARION, 2003, p. 39)

Os relatórios contábeis obrigatórios são: Balanço patrimonial, Demonstração do resultado do exercício, Demonstração de lucros ou prejuízos acumulados e Demonstração das origens e aplicações de recursos. A estrutura das demonstrações contábeis deve contemplar a maior quantidade de informações, evidenciando o que for considerado importante para a tomada de decisões e a prestação de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com