TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE FINANCEIRA NAS TOMADAS DE DECISÃO NA EMPRESA

Dissertações: A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE FINANCEIRA NAS TOMADAS DE DECISÃO NA EMPRESA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  575 Palavras (3 Páginas)  •  1.229 Visualizações

Página 1 de 3

1. INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO

Nos dias atuais é de fundamental importância para a sobrevivência de qualquer entidade, o acompanhamento de suas tendências e do desempenho financeiro e de rentabilidade. Felizmente com o progresso da tecnologia e o surgimento da Globalização, a contabilidade evoluiu de tal modo, que tornou-se ferramenta importante para as empresas na tomada de decisão.

A análise das demonstrações financeiras para toda a comunidade tornou-se essencial, pois é a partir dela que se pode verificar o sucesso dos negócios, suas deficiências e posteriormente uma solução viável. O analista tem o poder de interpretar as informações disponíveis, emitindo seu parecer para assim analisar com cautela as situações duvidosas, ocorridas pelo fato das informações não serem suficientemente claras, muito embora, deve-se salientar que a análise tem que ser entendida dentro de suas possibilidades e limitações, sendo assim complementada pela Controladoria que supre todas as suas deficiências.

A associação da análise com o controle gerencial transformou-se em suportes primordiais indispensáveis, principalmente nas grandes empresas, que estão cercadas de riscos internos e externos. Competem aos empresários de estarem atentos a todas essas mudanças e os profissionais da contabilidade sempre estarem se atualizando, pois o mercado de trabalho e todas as suas necessidades estão cada vez mais exigentes.

2. JUSTIFICATIVA

A maior preocupação das empresas, atualmente, é com relação ao seu equilíbrio financeiro e sua estabilidade no mercado. Com a oscilação da Economia, as pequenas, médias e grandes empresas, necessitam de um planejamento que interaja nas suas finanças e principalmente traga uma situação econômica – financeira aceitável para assim poder competir com as concorrentes, principalmente as estrangeiras.

A análise econômico-financeira sempre esteve ligada à necessidade de identificação da solidez e da performance das empresas, sendo assim de súbito interesse para os empresários, investidores, credores, concorrentes, Órgãos Governamentais, ou seja, a comunidade em geral. Devido às limitações da análise, houve a necessidade de aprimorar este conhecimento, para que assim supra todas as necessidades capazes de não só analisar dados, como também apontar soluções.

3. OBJETIVOS

O objetivo deste trabalho é mostrar a importância de duas ferramentas indispensáveis da contabilidade para o sucesso das empresas: o Controle Gerencial e a Análise das Demonstrações Financeiras, que não devem ser utilizadas separadamente, pois uma complementa a outra.

4. BIBLIOGRAFIA

KOLIVER, Olívio. “A Estrutura do Balanço Patrimonial e o Passivo a Descoberto”. In: Revista Brasileira de Contabilidade, nº 121, Janeiro/Fevereiro de 2000, pág. 30;

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. Princípios Fundamentais de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade. Resolução CFC nº 803, Código de Ética do Profissional do Contabilista, Brasília 2000;

SILVA, José Pereira da. Análise Financeira das Empresas, 4ª Edição, Editora Atlas, São Paulo, 1999;

PADOVEZE, Clóvis Luís. “Análise do índice de liquidez sob o conceito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com