TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Política e Gestão de Educação Básica: Revisitando conceitos simples

Por:   •  12/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina – Política Educacional Brasileira

Carine de Freitas Berto – 3º ano diurno

Prof. Leandro Vitoriano da Silva

Política e Gestão de Educação Básica: revisitando conceitos simples

Sofia Lerche Vieira

No texto Política e Gestão de Educação Básica: revisitando conceitos simples, os conceitos e as ideias tem como base a experiência obtida durante os três anos em que a autora esteve à frente da Secretaria Municipal de Educação.

Segundo a autora, ela só teve realmente noção da prática experimentando esse lugar, pois antes ela uma visão caótica do todo.

Ainda segundo Vieira 2000, as palavras usadas sofreram mudanças, a denominação para as coisas sempre foram feitas no campo da atuação humana.

Apesar de todo estudo feito, ainda segundo a autora, há áreas que necessitam da atenção dos estudiosos e não tem essa atenção.  Assim, se faz necessário primeiro identificar essas áreas para depois dar atenção necessária.

O texto traz a ideia de Política Educacional, tratando de ideias e ações. Sobretudo ações governamentais. Nessa ótica, as políticas educacionais expressam a multiplicidade e a diversidade da política educacional em um dado momento histórico.

Para Vieira 2000, os elementos de continuidade, são indispensáveis para uma ação governamental, e que essa ação seja continuada pelo governo que vier assumir depois.

Os conceitos mais simples relativo a gestão: estão pública é o resultado das políticas que traduzem as intenções do poder público, e o valor público – gera política e gestão.

De acordo com Vieira, para que ocorra ações de uma gestão é preciso que as ideias sejam viáveis (condição de implementação) e, aceitáveis (condições políticas).

Um dos exemplos de projetos que fracassaram citado no texto foi o Plano Nacional da Educação, pelo excesso de ideias e falta de orçamento. Além de que é difícil implantar mudanças, que não são simples e que muitas vezes não são aceitas.

A gestão escolar refere-se a esfera do estabelecimento de ensino, e só foi reconhecido com a Lei de Diretrizes e Bases em 1996, colocando a escola como novo foco da política educacional.

A gestão educacional, refere-se a um amplo espectro de iniciativas desenvolvidas pelas diferentes instância de governo, já a gestão escolar atua no campo das escolas.

A gestão democrática, também é citada no texto, e tem como base legal a constituição de 1988, e a LDB regulamenta a gestão democrática.

Ainda de acordo com Vieira, nos termos da Declaração Mundial sobre Educação para todos a educação básica é a base pra aprendizagem e desenvolvimento humano permanentes, sobre quais os países podem construir, sistematicamente, níveis e tipos mais adiantados de educação e capacitação”.  

Desse modo, segundo o texto, os problemas já foram diagnosticados, porém faltam soluções. E assim, é necessário da prática a teoria, e desta àquela, tendo como norte a função social da educação e da escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (64.1 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com