TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Presença De Ovos Com Envoltório rígido é Mencionada Como Uma Das Principais Características Que Propiciaram A Conquista Do Ambiente Terrestre Aos Vertebrados. Contudo, Essa Característica só Resultou Em Sucesso Adaptativo Porque Veio Acompanhada

Monografias: A Presença De Ovos Com Envoltório rígido é Mencionada Como Uma Das Principais Características Que Propiciaram A Conquista Do Ambiente Terrestre Aos Vertebrados. Contudo, Essa Característica só Resultou Em Sucesso Adaptativo Porque Veio Acompanhada . Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  1.258 Palavras (6 Páginas)  •  2.066 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

DESAFIO DA ETAPA 1 E 2 (COMO DESAFIO, DURANTE O PRIMEIRO BIMESTRE, A EQUIPE DEVERÁ APRESENTAR UM RELATÓRIO, CONTEMPLANDO AS REFLEXÕES PROPORCIONADAS NAS ETAPAS 1 E 2 DO DESAFIO.) 04

CONCLUSÃO 06

REFERÊNCIAS 07

DESAFIO DA ETAPA 1 E 2 (COMO DESAFIO, DURANTE O PRIMEIRO BIMESTRE, A EQUIPE DEVERÁ APRESENTAR UM RELATÓRIO, CONTEMPLANDO AS REFLEXÕES PROPORCIONADAS NAS ETAPAS 1 E 2 DO DESAFIO).

O Alumínio é o terceiro elemento mais abundante na crosta terrestre, porem só é encontrado na natureza quando combinado com outros elementos. Como exemplo é encontrado na maio¬ria das rochas, argilas, solos e vegetações combinado com oxigênio e outros elementos. A bauxita é o principal minério do alumínio sendo encontrado em áreas subtropicais, tropicais e mediterrâneas.

Através do processo de Bayer a bauxita passa a ser alumina e no segundo processo com o nome de Hall-Héroult cria-se o alumínio, necessitando de muita energia para estes processos. O alumínio só passa a ser extremamente econômico e viável ao ser reciclado, no qual se utiliza uma pequena quantidade de energia para o processo.

O ponto de fusão do alumínio é baixo se comparado com o aço, independe do tamanho do sistema sendo uma propriedade intensiva e a energia liberada em combustão devido à queima, dependendo do tamanho do sistema se trata da propriedade extensiva.

O alumínio é muito utilizado no mundo atual, principalmente pelo setor de transportes, responsável pelo maior índice de consumo devido a leveza e a maleabilidade. Suas técnicas de fabricação possibilitam vários tipos de acabamentos a preços competitivos, além de vários benefícios, como beleza, durabilidade, resistência à corrosão e infinitamente reciclável.

As empresas do setor do alumínio no Brasil têm evoluído na gestão da sustentabilidade, trilhando no caminho da economia verde de forma mais estruturada, com baixa emissão de carbono, sendo eficiente em seu uso de recursos prevenindo perdas de biodiversidade.

O programa “Alumínio para futuras gerações”, promove um caminho de desenvolvimento sustentável, por meio da melhoria de desempenho em alguns indicadores econômicos, sociais e ambientais.

As empresas de alumínio no Brasil promovem a restauração de áreas mineradas, destinam da melhor forma seus resíduos gerados, trabalhando na redução das emissões atmosféricas e na eficiência energética de seus processos, ampliando o alcance de suas ações nas comunidades. Essas empresas desenvolvem programas próprios de plantios, com viveiros de produção de mudas, para recuperar ao máximo a biodiversidade de cada região onde estão instaladas.

A indústria também busca possibilidades de aproveitar o resíduo da bauxita como matéria-prima para outras atividades, utilizado este resíduo na indústria de cimento, o revestimento gasto de cubas eletrolíticas serve de matéria-prima para a indústria de cerâmica e resíduos de carbono também são utilizados como combustíveis para os fornos das indústrias cimenteiras.

A produção de metal secundário gera escórias conhecidas como borra preta, com altos teores de sais e óxido de alumínio e um pequeno percentual de alumínio metálico. O reaproveitamento extrai o alumínio contido nessa borra e o resíduo que ainda sobra, pode ser tratado recuperando o sal.

Uma forma da indústria do alumínio contribuir para o menor consumo de energia elétrica em seus processos é aumentando a participação do alumínio secundário que gastam somente 5% da energia gasta no processo primário. A indústria brasileira de alumínio também investe na autogeração de energia que responde por 42% do consumo de energia elétrica do setor e quando novos projetos em andamento começarem a operar deverá atingir os 50%.

O alumínio está presente no nosso dia-a-dia. Na natureza, entre todos os metais, o alumínio é o mais abundante, ele constitui cerca de 8% de toda a crosta terrestre, sendo encontrado principalmente sob a forma de bauxita. Sob a forma química estável, o elemento alumínio está presente no solo, na água, ou em alimentos.

Mais de 90% do hidróxido de alumínio produzido no mundo é convertido em alumina e usado na indústria do alumínio metálico, mas o Al(OH)3 também tem aplicação direta nas indústrias de papel, tintas, vidros, cerâmicas, produtos farmacêuticos, cremes dentais e retardantes de chamas. Grande parte é destinada à manufatura de produtos químicos, particularmente de zeólitas e de sulfato de alumínio. Outros usos importantes são as produções de fluoreto de alumínio, nitrato de alumínio, poli (cloreto de alumínio), poli (sulfatossilicato de alumínio), aluminato de sódio, catalisadores e pigmentos a base de titânio.

Atualmente, o sulfato de alumínio substitui em quase todas as áreas de aplicação, o alúmen de potássio. Sua maior aplicação é no tratamento de água, onde atua como agente floculante. O sulfato de alumínio é usado na indústria de papel e celulose, na indústria têxtil, na fabricação de tecidos à prova d’água, no curtimento de couro, como suporte de catalisador, na impermeabilização de concreto, como clarificador de óleos e gorduras, na fabricação de lubrificantes e na indústria farmacêutica.

O alumínio utilizado no setor automobilístico chega a uma reduzir de 40% a 60% o peso do componente, nas indústrias de utensílios domésticos e embalagens, é utilizado por ser mais leve resistente a corrosão e por não possuir características tóxicas, nas indústrias alimentícias o alumínio é utilizado como isolador térmico, tanto para resfriar, como para manter aquecido e na natureza, reduz o impacto ambiental, consumindo menos energia em sua reciclagem, sendo um metal infinitamente 100% reciclável.

CONCLUSÃO

O Alumínio é o terceiro elemento mais abundante na crosta terrestre e encontrado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com