TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Propedêutica Lógica Semântica

Por:   •  2/5/2019  •  Resenha  •  595 Palavras (3 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 3

Propedêutica Lógico-Semâtica

Cap. 1- O que significa lógica? (Pag. 9)

Para entender a lógica, é necessário entender a identidade das palavras, pois elas ajudam a definir elas com vários conceitos. O autor nesse primeiro capítulo, tenta explicar de forma mais clara e direta o que seja a lógica, portanto, esse primeiro capítulo, é trabalhado de forma mais direta e o texto é bem mais curto.

Os sofistas tinham uma retorica bastante rica de convencimento, desse modo, a lógica em seu processo histórico, passou por períodos em que contribuíram para chegar à lógica clássica.

O processo histórico da lógica iniciou-se através do mito, quando tinha a necessidade de explicar as coisas diante de seres sobrenaturais. A necessidade de entender os fenômenos da natureza era fundamental, diante desse problema, os gregos começaram a entender que o mundo tem seu lugar e ordem diante das coisas. Mesmo com uma história tão abrangente, ela não tem um significado restrito, pois a lógica da inferência tem premissas diante da conclusão, ou seja, a lógica trabalha com afirmações, em que tenha correspondência com o fato.

Como citado, o processo histórico da lógica teve seu período antigo (Aristóteles) e moderno (ligado à teoria do conhecimento e à psicologia). Aristóteles, acreditava que a lógica tinha como objetivo o estudo do pensamento, mas, esse estudo provem de conceitos, juízos e raciocínio para que tenha correspondência com o fato.conhecido como fundador da lógica tradicional na até a idade média, utilizou-se da inferência como ponto de partida para chegar a uma conclusão.

Cap. 2 - Frase, frase enunciativa, enunciado, juízo. (Pag. 17)

O capítulo inicia com três leituras possíveis do conceito de juízo, entre elas estão, o conceito de leitura ontológica, psicológica e lingüística.

“No capítulo 1 foi indicado que existem concepções ontológicas, psicológicas e lingüísticas da lógica. Essa variedade de concepções aparece sobretudo na questão de como o conceito básico de “lógica do juízo” deve ser entendido: Juízo é um conceito primariamente psicológico. O conceito lingüístico correspondente é o de frase enunciativa. Para o conceito ontológico correspondente foram usadas várias expressões [...]” Capítulo 2 - Página 17.

Frase – As frases, como são citadas no texto, é uma forma de melhor compreensão entre um enunciado e a frase, mas é necessário saber distinguir entre elas. O termo “enunciado” é explicado logo em seguida, como uma forma de usar uma frase enunciativa no modo de expressar algo que poderia estar naquele lugar. Para ser mais claro, o enunciado é como uma maneira fácil de separar uma frase pelo seu enunciado, já que a frase é uma maneira mais fácil de ser entendida como um todo.

Frase enunciativa – A frase enunciativa é formada como uma pretensão de verdade, ou seja, como o nome já deixa bastante claro, ela serve para anunciar ou manifestar algo ou alguma coisa

Ex. A professora Lilian foi bem enunciativa no seu discurso de aniversário.

Enunciado – Existem raciocínios comuns em que são expressos na linguagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (31.5 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com