TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Organizacional & Gestão de Pessoas

Por:   •  12/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.463 Palavras (10 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Fundamentação Teórica e Discussão

2.1.1 Psicologia Organizacional & Gestão de Pessoas

2.1.1.1 Comportamento, Clima & Cultura

2.1.1.1.1 Metodologia Científica

3 CONCLUSÃO

4 REFERÊNCIAS



  1. INTRODUÇÃO

Atualmente, temos a possibilidade de acompanhar indicadores de qualidade sobre o ambiente de trabalho das empresas, e a partir dos resultados desse tipo de pesquisa, podemos entender que há uma grande relação entre os esforços corporativos para a criação de um ambiente de trabalho agradável e o sucesso financeiro. Planejar a área de Recursos Humanos ou Gestão de Pessoas tornou-se fundamental para a organização, pois em uma economia globalizada onde o mercado exige qualidade em produtos e serviços, os processos de mudanças são constantes, super rápidos e as organizações têm que evoluir neste assunto. Por este motivo não há mais espaço para organizações que seguem modelos de gestão de pessoas antiquadas, que crêem que as verbas destinadas para os processos relacionadas a pessoas são custos e não um investimento que trará resultados positivos. Este artigo foi idealizado nos estudos propostos de uma estabelecimento de Sucesso e que hoje torna-se ponto de referência para qualquer outra empresa que lhe julgar necessária: O RESTAURANTE FELLINI. Hoje nos é apresentado como um caso de sucesso na área de restaurantes a quilo situado no Leblon (RJ), chegando a atender 800 pessoas por dia, graças a um bufê de qualidade, prestação do serviço eficaz (no atendimento), um cardápio variado, valorização perceptível dos clientes (interno e externo) e uma busca incansável pela excelência de produtos, serviços e pela inovação. Partindo desse princípio a área de Recursos Humanos ou Gestão de Pessoas deve buscar modelos que integre o ser humano as novas percepções da organização e os seus processos de reestruturação. A ideia agora é fazer com que as pessoas trabalhem com muito foco, por um período de tempo menor, gerando mais resultados, através de consultoria interna e trabalhando no resultado de pesquisas de clima organizacional, que identificam a cultura da empresa e como agir diante de tantas mudanças. Não há a necessidade de grandes investimentos, mas sim, de uma preocupação verdadeira sobre como os funcionários podem deixar a mostra o melhor de suas competências. Isso quer dizer que todas as empresas, independentemente do seu porte, podem estabelecer políticas de gestão de pessoas que possam conciliar o bem-estar físico, financeiro e mental. 


  1. DESENVOLVIMENTO

A área de Recursos Humanos ou Gestão de Pessoas é o conjunto de políticas e subsistemas que se preocupa com o gerenciamento estratégico das pessoas e leva a eficácia dos colaboradores em busca dos objetivos pessoais e empresariais. As atribuições estratégicas da área dependem da política, da visão e das diretrizes da empresa, mas os objetivos são sempre os mesmos: ocupar-se com os seus interesses, reduzindo os custos e aumentando a produtividade, trazendo resultados competitivos, e com interesses dos colaboradores, proporcionando motivação, crescimento e desenvolvimento. Atualmente faço parte de uma empresa de Bio-combustíveis bandeira Shell do Brasil, na qual direciono uma equipe de 05 funcionários na Loja Select. Em alguns dos meus estudos tenho me perguntado diversas vezes o que faz uma pessoa ter mais sucesso que outra? O que faz uma empresa faturar mais, ser mais conhecida, ou estar entre as melhores?
Estudando algumas práticas comuns das empresas de sucesso, cheguei à conclusão de que não existe uma fórmula mágica, uma receita de bolo, que vai transformar você num sucesso do dia para a noite. O que existe são pequenas coisas, que bem realizadas, vão trazer bons resultados, e que aos poucos, pode levar a nossa empresa ao sucesso.

O presente estudo analisado trata-se de um empreendimento de sucesso que é o Restaurante Fellini. Localizado no bairro nobre do Leblon (RJ), fundado pelo então Sr. Proprietário Nelson Laskowsky, que entre os erros e acertos, batalhou muito para que seu empreendimento tivesse êxito. Momentos de stresse não lhe faltaram já que tentara de várias formas e lugares o aperfeiçoamento do seu negócio. Inicialmente é conhecida a trajetória de sucesso do empresário, desde quando iniciou seus estudos em Administração, passando por sua primeira experiência, sem sucesso (uma pizzaria no sistema de fast- food na Zona norte do Rio) e a abertura do restaurante Fellini em 1993 que não chegou a deslanchar de início, mas foi mudando seu rumo (do desconhecido ao requisitado) após mudança de postura e mentalidade de seu dono, que buscou “reaprender”. Foi preciso muita cautela e percepção para descobrir onde estavam errando, tornando enfim o Fellini um Restaurante mais que especial: (“O segredo é não cair na mesmice”... “Estamos o tempo todo experimentando novos pratos, investindo na gastronomia e na qualidade do serviço” comenta).     

Hoje o Fellini possui como diferenciais: ambiente agradável, atmosfera de harmonia e tranquilidade.

Entendo que o primeiro aspecto importante a ser dito é o fato de que seu dono ama o que faz. Além desse aspecto, existem outros que considero essenciais para descrever o sucesso do mesmo. Dentre os diferenciais que garantem o sucesso e o lugar de preferência por parte da clientela Fellini cito: 1 - Gestão Participativa - Uma das maiores descobertas feitas por Nelson e que lhe garantem o sucesso do restaurante é o investimento em seu pessoal. (“Aqui cada funcionário é parte integrante desta fórmula de sucesso, pois é dada a eles a oportunidade de não só opinar mais de ser o “causador (a)” das mudanças significativas dentro do restaurante, que se traduzam em mais sucesso”).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (197.7 Kb)   docx (30.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com