TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Questão Da Toxidade Nos Cosméticos E O Aumento No Consumo De Cosméticos Infantis.

Pesquisas Acadêmicas: A Questão Da Toxidade Nos Cosméticos E O Aumento No Consumo De Cosméticos Infantis.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  529 Palavras (3 Páginas)  •  795 Visualizações

Página 1 de 3

A segurança de um produto cosmético depende dos ingredientes que serão utilizados para sua fabricação.

Há uma grande necessidade dos profissionais terem conhecimentos em toxicologia, genética, bioinformática, para facilitar a fabricação e avaliar os ricos e minimizar os efeitos adversos ocasionados pelos cosméticos.

Segundo a RDC 79/2000, “Cosméticos, produtos de higiene e perfumes são preparações constituídas por substancias naturais ou sintéticas, de uso externo nas diversas partes do corpo humano.”

Com o crescimento na indústria de cosméticos há um grande desenvolvimento em pesquisas para a elaboração dos produtos com diferentes bases.

Hoje em dia os componentes mais pesquisados das formulações cosméticas são os conservantes, também conhecido como preservantes, substancias com ação bacteriostática adicionadas a produtos de higiene pessoal, perfumes com o objetivo de inibir o crescimento e proliferação de microorganismos, tanto para proteger os consumidores quanto para proteger a integridade do produto.

A grande toxicidade nos cosméticos se da porque há um grande numero de produtos utilizados no cotidiano, produtos que estão em contado direto com o corpo humano.

O uso precoce de cosméticos na infância pode ser prejudicial à saúde. A pele infantil é muito sensível e por isso, deve se ter muito cuidado na escolha de cosméticos infantis.

A pele infantil se caracteriza pela sensibilidade, e o uso indevido de cosméticos traz riscos inerentes à aplicação. É necessário ter atenção aos aspectos particulares de cada tipo de pele da criança para prevenir e evitar riscos ligados ao tratamento de cada faixa etária.

Para o desenvolvimento desse tipo de cosmético é a exclusão dos ingredientes que possam ter um grande potencial de agressão.

Diversos ingredientes de uso cosmético podem apresentar diferentes reações em determinados tipos de pessoas em maior ou menor grau de irritação.

Com o grande aumento no mercado de cosméticos infantis, o apelo para o uso chega a ser exagerado, principalmente nos meios de comunicação.

As empresas devem conhecer e avaliar os seu produtos, é fator primordial a escolha de matérias-primas de qualidade, assim como o pH de estabilidade para não ter prejuízos com esses produtos no futuro, assim, como o seu publico alvo.

Questões

1 – O que significa a avaliação de segurança dos cosméticos?

R: É um processo que se destina a calcular e estimar os riscos a um sistema alvo, levando em conta as características do agente a ser tratado, sendo ele ingrediente ou produto acabado.

2 – O que se trata na Resolução MERCOSUL/GMS/RES. Nº 26/04?

R: Ela complementa a RES. 24/95 e trata da padronização para fabricantes e importadores estabelecerem requisitos técnicos no intuito de comprovar a segurança e eficácia do uso dos produtos cosméticos, facilitando a livre circulação dentro do grupo. O documento apresenta também a relação de documentos necessários, tais como: a forma qualitativa, a função dos componentes da formula, bibliografia e referências

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com