TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A REINVENÇÃO DAS CIDADES PARA UM MERCADO MUNDIAL - FERNANDA SÁNCHES

Trabalho Universitário: A REINVENÇÃO DAS CIDADES PARA UM MERCADO MUNDIAL - FERNANDA SÁNCHES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  911 Palavras (4 Páginas)  •  944 Visualizações

Página 1 de 4

A REINVENÇÃO DAS CIDADES PARA UM MERCADO MUNDIAL - FERNANDA SÁNCHES

Sobre a Autora:

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná (1987), Fernanda Sánchez é professora da escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade federal Fluminense. Mestre pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e regional da Universidade Federal da cidade do Rio de Janeiro (1993), e Doutora em Geografia Humana pela Universidade Federal de Pão Paulo (2001). Publicou diversos trabalhos nas áreas de política, cultura e planejamento e o livro Cidade Espetáculo, em 1997.

PARTE I - ESTRATÉGIAS MATERIAIS E SIMBÓLICAS NA CONSTRUÇÃO DE UM MERCADO MUNDIAL DE CIDADES

1. A cidade-mercadoria: produção do espaço e lógica cultural nos processos de renovação urbana

Sánchez, introduz na primeira parte do livro, uma discussão centrada no processo de passagem do espaço-mercadoria à cidade-mercadoria, situado no marco temporal dos anos 90. Abordando, o espaço como um novo mercado, que segundo Lefebvre, é de grande importância, o espaço é cada vez mais vendido e transformado em mercadoria, sendo “locus e meio de poder”. Para Carlos(1999a): “Inaugura um movimento, que vai do espaço do consumo ao consumo do espaço, isto é, cada vez mais se compra e vende “pedaços de espaço” para a reprodução da vida”.

Na escala da cidade, as intervenções baseadas nas “parcerias público-privadas” constroem novas centralidades, pólos de atração que redimensionam o fluxo das pessoas e reordenam o consumo. Elas podem ser interpretadas como a expressão do movimento que transforma o espaço em mercadoria, produzindo o consumo do espaço. Segundo, Lefebvre, a centralidade tem um duplo caráter: lugar do consumo e consumo do lugar.

O espaço, dentro desse contexto, torna-se valor de troca, e sua venda se assemelha à venda de estilos de vida. É esse entendimento da produção que nos encaminha para a reflexão sobre a problemática espacial deste fim de século, com as novas formas que o desenvolvimento do capitalismo impõe ao espaço, reproduzindo-o em outro patamar, o do espaço-mercadoria.

São as cidades se transformando em mercadorias, pois passam a ser vendidas dentro das políticas do Estado. Neste contexto, não basta renovar as cidades, é preciso vendê-las e, ao fazê-lo, vende-se a imagem da cidade renovada.

Segundo Borja, a mercadotecnia da cidade, converteu-se em uma das funções básicas dos governos locais. De fato, os governos municipais estão cada vez mais preocupados em transformar a cidade em imagem publicitária, abrindo catálogos de venda de seu produto-cidade.

Os governos e coalizações locais, através do City Marketing, “”vendem” a cidade, apresentada na forma de um simples produto.

Portanto, a autora, nesse primeiro tópico, analisa esse momento de passagem, de configuração do processo de transformação das cidades em mercadorias, pois, a despeito de singularidades políticas, culturais e urbanísticas, as cidades vêm sendo “vendidas” de modo semelhante. Diante da semelhança das imagens por meio das quais são promovidos determinados projetos de cidade, discute-se por que se vendem cidades e o que efetivamente se vende ao vendê-las.

Política, cultura e produção do espaço: Os elos ativos

O tratamento dos elos entre cultura, comunicação e produção do espaço procura tecer a relação entre a chamada “lógica cultural do pós-modernismo” e as correlatas transformações na experiência contemporânea do espaço e do tempo.

Nesse novo estágio, que tem como marco temporal o inicio dos anos 70, a autora analisa sobre a possível restruturação do espaço e as mudanças culturais. Esse estágio,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com