TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos de comportamento organizacional e sua importância hoje com a globalização e a abertura do mercado brasileiro no mercado mundial

Seminário: Conceitos de comportamento organizacional e sua importância hoje com a globalização e a abertura do mercado brasileiro no mercado mundial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  Seminário  •  4.899 Palavras (20 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 20

INTRODUÇÃO

Com este trabalho, vamos mostrar alguns conceitos sobre o comportamento organizacional e suas importâncias, hoje com a globalização e abertura do mercado Brasileiro para o mercado Mundial, mostra a importância do comprometimento das organizações principalmente com a produtividade e a qualidade dos produtos. Para isso a organização e seus indivíduos tem que estar sendo gerenciado de forma coerente e com processos de mudanças através de um novo comportamento organizacional.

1- Definição de Comportamento Organizacional

O Comportamento Organizacional está ligado às pessoas diretamente e com a organização de grupos de indivíduos que faz a produção e que tenha uma constante produtividade e com a qualidade.

A constante busca do bom funcionamento das duas partes (Individuo e organização) vem tentando encontrar o equilíbrio e o bom relacionamento entre seus grupos e motivando a excelência do trabalho e bom atendimento a seus clientes. Alguns elementos são ações imediatas e de importância para a qualidade crescente e a competitividade dos mercados, pode ser elas: abordagem interativa e ciência aplicada. Os indivíduos e as Organizações têm que estar preparados para as mais diversas situações e tentar serem flexíveis para que possam encontrar o equilíbrio e a excelência na vida das organizações.

A motivação dos colaboradores esta sendo um dos maiores desafios das organizações para manter a competitividade no mundo cada vez mais competitivo.

O Comportamento Organizacional é uma área que compartilha outras ciências:

Psicologia – Compreende o comportamento do Individuo.

Sociologia – E a analise do Individuo junto à sociedade.

Ciência Politica – Analisa o comportamento dos seus Indivíduos e os seus Lideres.

2- Visão Sistêmica

Em uma organização a Visão Sistêmica é uma maneira de estudar todas as partes do sistema, podendo separar por setores e pessoas e assim procurar uma solução para todos que estão nelas envolvidos. Essa Visão, nos tempos de hoje, teve se tornar um dos princípios para que uma organização possa romper todas as barreiras e assim chegar cada vez mais longe. Se as organizações trabalhar mais este lado de seus colaboradores e muito mais de seus lideres, poderá ter uma equipe mais forte e com condições de agir em qualquer situação inesperada tanto dentro como fora de suas instalações. O convívio social do grupo e muito importante, com isso aproxima mais as pessoas e o relacionamento mais próxima dos indivíduos, ajuda a ter menos problemas nas organizações, isso se chama Inter-relação.

QUADRO DE FUNCIONÁRIOS DA EMPRESA PET GLAMOUR:

João Maria Lourenzão

Cargo: Administração Geral

Alba Lourenzão

Cargo: Supervisora Geral (banho e tosa)

Rui Leme

Cargo: Gerente

Eder Seles

Cargo: Tosador

Léa Júlio Jordão

Cargo: Banho

Anita Túlio Jordão

Cargo: Banho

Elaine Vérner

Cargo: Vendedora

Leila Xavier

Cargo: Vendedora

TABELA DOS TRAÇOS DA PERSONALIDADE:

NOMES PERSONALIDADE TRAÇOS

JOÃO: Consciência Trabalhador, organizado, e muito confiável.

ALBA: Extroversão Pessoa gregária, assertiva e muito sociável.

RUI Agradabilidade Pessoa muito cooperativa no trabalho e muito

agradável com os colegas e clientes.

LEA: Consciência Consciência: Trabalhadora, organizada e muito confiável.

ANITA: Abertura à experiência Pessoa criativa e curiosa

ÉDER: Abertura à experiência Criativo, curioso, sempre busca saber mais.

ELAINE Estabilidade Emocional Autoconfiante e egocêntrica.

LEILA: Estabilidade Emocional Tranquila, pouco criativa, uma pessoa estável.

3- Dificuldade de percepção:

A organização tem vários problemas de relacionamentos no ambiente de trabalho, o que é o mais comum de ocorrer na maioria das organizações, seja ela de qualquer segmento.

A comunicação significa compartilhar, e não apenas falar ou escrever, e na falta dela é que começam os problemas.

Os administradores João e Alba precisam promover conversas semanais para identificarem possíveis erros na empresa e tentar solucioná-los antes mesmo que se tornem visíveis aos demais colaboradores, ao invés de um culpar o outro pelos problemas que estão ocorrendo.

Eles devem participar igualmente da administração da empresa, para que um não acuse o outro pelos erros que possam ocorrer.

O gerente Rui, não tem autoridade para impor regras no ambiente de trabalho e fica a sombra dos proprietários, que estão no dia a dia ao seu lado.

O colaborador Eder por sua vez é uma pessoa com o ego nas alturas, se acha o melhor profissional da empresa, sempre se colocando acima das colaboradoras Léa e Anita, o que cria um ambiente ruim e uma relação negativa com os colaboradores da empresa.

As colaboradoras Léa e Anita estão desmotivadas no local de trabalho, por conta da falta de respeito do colaborador Éder, o que reflete diretamente na realização dos trabalhos que terão que ser executados.

As colaboradoras Leila e Elaine não têm comprometimento com a empresa, não cumprem os horários e faltam muito por conta de consultas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.7 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com