TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RELEVÂNCIA DA CONTABILIDADE RURAL PARA O PRODUTOR RURAL

Pesquisas Acadêmicas: A RELEVÂNCIA DA CONTABILIDADE RURAL PARA O PRODUTOR RURAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/1/2015  •  3.049 Palavras (13 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO – UFMA

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, SAÚDE E TECNOLOGIA – CCSST

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ANTONIO FONSECA DOS SANTOS FILHO

A RELEVÂNCIA DA CONTABILIDADE RURAL PARA O PRODUTOR RURAL

Trabalho apresentado à disciplina de Contabilidade Rural como requisito para a obtenção de nota.

Prof. Helio

Imperatriz – MA

2014

A RELEVÂNCIA DA CONTABILIDADE RURAL PARA O PRODUTOR RURAL

Antonio Fonseca dos Santos Filho

Resumo – O desenvolvimento da Contabilidade Rural no decorrer dos anos a tornou extremamente necessária e de grande relevância para as instituições rurais, principalmente para a modernidade do setor agropecuário. Embora a Contabilidade Rural tenha sua utilidade, e relevância como instrumento no processo de tomada de decisão, os benefícios e vantagens vão além, pois sua implantação e utilização proporcionará aos gestores, práticas administrativas eficientes e eficazes com melhora significativa na lucratividade e rentabilidade. Este artigo visa evidenciar a relevância da Contabilidade Rural para o pequeno, médio e grande produtor rural, como uma ferramenta gerencial que permite, por meio da informação contábil, o planejamento e o controle para tomada de decisões, além de contribuir para o controle dos custos e comparação de resultados, por isso faz-se indispensável investir em mecanismos disponibilizados pela Contabilidade para obtenção de informações e uma gestão estratégica, para a otimização do potencial que cada empresa possui para aumentar seus lucros.

Introdução

A Contabilidade Rural é a área da contabilidade responsável pelo estudo do Patrimônio Rural, composto, por exemplo, por Ativos tais como: caixa, cabeças de gado, terra, tratores, Estoques de produtos agrícolas (fertilizantes e sementes), como Passivos, empréstimos bancários, obrigações trabalhistas, Fornecedores, e Patrimônio Líquido (capital, reservas, entre outros). As empresas rurais apresentam que as diferenciam das empresas comercial, em virtude do seu ramo de fatores como a sazonalidade e a especificidade de cada ramo de atividade rural. A exemplo, podemos citar as empresas que lidam com gado que apresentam um ciclo operacional geralmente maior que um ano. As reservas de contingência nos balanços patrimoniais são mais frequentes, em virtude do setor rural está vulnerável às intempéries da natureza.

O exercício social de uma empresa rural é diferente do ano fiscal, pois a produção agropecuária, essencialmente, sazonal, concentra-se em determinado período do ano, que pode ser alguns dias ou meses, geralmente logo após a colheita na agricultura, ou após o nascimento dos bezerros na pecuária, já o ano fiscal abrange período de doze meses e normalmente é encerrado em 31/12 de cada ano, coincidindo com o ano civil.

Este trabalho tem como objetivo analisar alguns aspectos na área rural, com enfoque no uso da Contabilidade Rural, como ferramenta para suprir as necessidades de planejar, orçar, organizar e orientar o produtor rural para uma melhor administração do seu patrimônio. Pretende também, evidenciar em resumo, o que é Contabilidade Rural, sua aplicabilidade e relevância para o produtor rural.

A elaboração trabalho teve como base a análise e seleção bibliográfica de livros e sites atuais que abordassem sobre a Contabilidade Rural, sua finalidade, relevância e aplicabilidade, para uma melhor gestão.

Finalidades da Contabilidade Rural

De acordo com CREPALDI (2005) a Contabilidade Rural tem como finalidades:

• Orientar as operações agrícolas e pecuárias;

• Medir o desempenho econômico-financeiro da empresa e de cada atividade produtiva individualmente;

• Controlar as transações financeiras;

• Apoiar as tomadas de decisões no planejamento da produção, das vendas e dos investimentos;

• Auxiliar as projeções de fluxos de caixa e necessidades de crédito;

• Permitir a comparação da performance da empresa no tempo, e desta com as outras empresas;

• Conduzir as despesas pessoais do proprietário e de sua família;

• Justificar a liquidez e capacidade de pagamento da empresa junto aos agentes financeiros e outros credores;

• Usar informações para a declaração do IR.

Para que a contabilidade rural possa efetivamente servir para gerar informações importantes na tomada de decisão, necessário se faz conjuntamente uma administração eficiente do Capital além de um profundo conhecimento no negócio e, consequentemente da modernização que ora abrange o setor. A modernização não implica apenas no setor produtivo como maquinários e novas tecnologias, é necessário também novas técnicas administrativas e contábeis.

Definição da Atividade Rural

Na atividade rural, os termos e as expressões referentes a produtor rural variam de região para região. O Manual de Orientação da Previdência Social na Área Rural, (2003, p.21), define o produtor rural como sendo “a pessoa física ou jurídica, proprietária ou não, que desenvolve, em área urbana ou rural, atividade agropecuária, pesqueira ou silvicultura, bem como a extração de produtos primários, vegetais ou animais, em caráter permanente ou temporário, diretamente ou prepostos”.

O Novo Código Civil (NCC), que entrou em vigor em 11 de Janeiro de 2003, define o termo empresário como “aquele que exerce profissionalmente atividade econômica para a produção ou circulação de bens ou serviços”. Essa atividade de produção, realizada de forma profissional com a finalidade de gerar riqueza, reconheceu o trabalho do produtor rural como o de criação de bens e serviços, o empresário rural.

Consideram-se como atividade rural a exploração das atividades agrícolas, pecuárias, a extração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com