TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visitando a "Feira Livre do Produtor Rural"

Artigo: Visitando a "Feira Livre do Produtor Rural". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  Artigo  •  741 Palavras (3 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 3

No dia 5 de abril de 2014, foi inaugurada a ''Feira Livre do Produtor Rural'', no município de Dom Silvério (Minas Gerais). Esta vem de uma iniciativa da prefeitura com a Secretaria de Cultura, EMATER e dos Produtores Rurais, tendo como objetivo principal, valorizar o que é produzido internamente, pelos produtores da própria cidade e comunidades rurais pertencentes ao município e também ajudar na conservação e aprofundamento da cultura local. Tendo o sábado de manhã como o dia de funcionamento, na Praça São Vicente de Paula.

A imagem, a foto, o retrato, um processo de reprodução de fotografia por meios mecânicos, aqui retrata os produtores rurais, suas barracas e o que produzem para a comercialização. Aqueles que semanalmente transformam a matéria-prima (da terra, do chão, do cultivo) em produtos. E vão à cidade para vender o que produziram para conseguirem sustentação financeira ; frutas, verduras, legumes e artesanatos fazem vidas.

A dificuldade encontrada para a elaboração deste trabalho foi a escolha do que iria ser fotografado e retratado. O dia para tirar as fotos seria quando fosse à minha cidade (Dom Silverio), o que ocorreu apenas no ultimo fim de semana e, o tempo para redigi-lo e elabora-lo foi mínimo devido às inúmeras atividades desta semana.

A intenção destas fotografias é mostrar o trabalho daqueles que conhecemos como 'pequenos produtores' que está sendo gradativamente desvalorizado e substituido por grandes empresas que possuem um maquinário diversificado e super evoluído. Estes produtores além de hoje em dia serem depreciados graças às grandes firmas e multinacionais, tiveram antes, falta de oportunidades e reconhecimento. Demoraram a serem vistos pela sociedade da época como um sujeito pois, a elite estava preocupada somente com as industrias e com a efervecência nos centros urbanos. Somente em 1970 por exemplo, tiveram acesso à aposentadoria do campo.

Durante a Baixa Idade Média nos séculos XI à XV, com o crescimento populacional, não se podia atender às necessidades de subsistencia da população que, crescia continuamente. E isso gerou o declínio do sistema feudal. Esses indivíduos abandonaram então os feudos, as unidades de produção feudal, onde se tinham as terras para o cultivo.

As cruzadas (que vieram logo depois do inicio da decadência dos feudos) trouxeram como consequência a ligação da Europa com o Oriente sob o mar mediterrâneo. O que ocasiona o renascimento comercial, difundindo o urbano e trazendo como consequência, o surgimento de uma cidade e tambem o ressurgimento do dinheiro. Com esta abertura comercial, o feudalismo (sistema feudal de susserania e vassalagem) vai cada vez mais se desfazendo ate 'não existir' mais. Havia surgido então uma nova ordem econômica, social e politica denominada Capitalismo, trazendo consigo uma linhagem de artesãos e comerciantes que são denominados burguesia.

As fotos selecionadas neste trabalho retratam aqueles que vão alem de produtores para a própria subsistência mas, que não produzem o bastante para abastecer toda uma cidade ou determinada região. Como por exemplo, é o caso de uma grande firma/rede alimentícia, de produtos artesanais industrializados (sinteticos) ou têxteis. Estes produtores das fotos são mais simples: pouco criam, e ainda sofrem, dos proeminentes, uma desvantajosa concorrência; produzem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com