TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Realidade Das Politicas Publicas

Trabalho Escolar: A Realidade Das Politicas Publicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  1.217 Palavras (5 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 5

1. INTRODUÇÃO

O século XXI trouxe grandes avanços tecnológicos e econômicos, porém com todo este desenvolvimento também houve um crescimento acelerado dos problemas sociais. Dentre os diversos fatores contribuintes para essa situação, a má administração dos recursos públicos vem sendo uma das principais causas do problema, causando impacto em todos os setores, explicitando cada vez mais a desorganização e descompromisso com a população. A situação atual do Brasil é marcada por um cenário caótico, caracterizando desestruturação e intensificando a desigualdade no país. A diferença ficará por conta da ação governamental para que se constitua uma sociedade organizada promovendo o desenvolvimento com condições dignas de trabalho, habitação, saúde e educação.

Analisando o filme BMW Vermelho podemos fazer uma comparação com a atual situação do país, notamos a dificuldade por parte do cidadão, sem possuir um grau de instrução, não sabe o que fazer diante do acontecimento. Assim é a realidade da população brasileira, muitas vezes não sabe lidar nem com seus próprios direitos.

2. DESENVOLVIMENTO

A modernização do século XI trouxe grandes benefícios tecnológicos e científicos, o desenvolvimento alavancou o setor econômico, porém com todo esse grande avanço surgiram vários problemas sociais como: o desemprego, êxodo rural, a criminalidade, o aumento da pobreza e a corrupção. No Brasil os problemas vão além destes já citados, a triste realidade do país coincide com a forma incorreta da utilização dos recursos públicos, a má distribuição de renda e a péssima administração do dinheiro, vem sendo as principais causas destes problemas. Um país que arrecada uma das maiores taxas de impostos apresenta um contraste social bastante preocupante, onde todos pagam e poucos se beneficiam dos investimentos feitos com a arrecadação.

A problemática vem crescendo principalmente nas grandes cidades onde a demanda de qualificação é maior, a superlotação nos grandes centros econômicos reflete o caos do dia a dia vivido pelos brasileiros, com a concorrência no trabalho exigindo um nível cada vez mais elevado de estudo, o que torna a situação bem mais complicada, quanto maior o grau de escolaridade, maiores são as chances de conseguir um emprego. O que acontece nessas regiões é que a população busca melhores condições de vida, tentando novas oportunidades, mas com o avanço da tecnologia quem não tiver capacitado não tem chance no mercado de trabalho, onde a competitividade é muito grande, e isso vai aumentando os problemas sociais. Sem trabalho o cidadão não consegue exercer a cidadania, pagar impostos, buscar uma melhora educacional e manter as próprias despesas, é aí que surge questão social.

O processo de globalização econômica também vem contribuindo para a desigualdade social, enquanto uma parcela da população trabalha sob condições difíceis com salários baixos, uma outra parcela desfruta de altos salários, vida econômica favorável, apoio político e benefícios concedidos com o dinheiro público. A falta de responsabilidade política, o descaso com as classes menos favorecidas acarreta ainda mais problemas na sociedade. Governantes vêm manipulando a população fazendo prevalecer os seus interesses, beneficiando apenas uma parte da população, como revela a questão social na sociedade capitalista.

A história revela que, mesmo sendo um ser de relações e em constante evolução, foi capaz de gerar entre a sua própria espécie a segregação e divisão, instaurando a “verdade” de que uns “abençoados” são melhores e “superiores” que outros coitados. O progresso econômico e social da humanidade foi capaz de produzir também a alienação, a exploração de uns poucos sobre muitos, bem como a divisão desigual de bens e lucros, gerando assim as desigualdades de problemáticas sociais. Estas questões foram sendo cada vez mais agravadas com o passar do tempo; cresciam na mesma proporção que a industrialização e o aumento do lucro. O avanço veio ás custas daqueles que eram obrigados a vender sua força de trabalho, já que era a única coisa que tinham a oferecer em troca do mínimo para garantir a subsistência. Alegre aquele que ainda possuía este recurso e não dependia da caridade alheia. Sirkoski (pag. 29).

Isto prova que no mundo capitalista em que vivemos você vale o que tem, e quem não possui bens materiais, praticamente não tem valor, desde o principio da humanidade já havia distinção entre as classes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com