TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Reatividade dos Metais

Por:   •  26/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  791 Palavras (4 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

O experimento tem como objetivo principal observar a ocorrência de reações de deslocamento de elétrons entre ácidos e substâncias metálicas, onde foi comparada a reatividade entre os metais e foram observadas as alterações nas características físicas entre os elementos antes e após o desenvolvimento do experimento.

DESENVOLVIMENTO TÉORICO

A reatividade está diretamente relacionada com a capacidade de doar e perder elétrons, e a sua eletropositividade. Quanto mais eletropositivo o metal for mais reativo ele é. A série de relatividade também constitui os elementos com sua respectiva capacidade de se oxidar, quanto maior sua relatividade maior é sua capacidade de liberar gás, assim acabando por oxidar-se.

Segue abaixo uma representação da reação química de oxidação dos metais:

Quanto mais à esquerda da fila de reatividade mais eles se tornam extremamente reativos, à direita, menos reativos e os do meio, mantem uma relatividade moderada. Assim, os metais mais reativos são fortes agentes redutores e tem grande facilidade de oxidar, deslocando os metais menos nobres. O hidrogênio incluído na fila acima, mesmo não sendo um metal, ele separa os elementos que reagem com ácido e liberam hidrogênio e os que não reagem (direita e esquerda respectivamente). Os elementos a esquerda do H, com exceção do Au e Pt, reagem somente com ácidos oxidantes, que possuem ânions que são fortes agentes oxidantes.

Metais à direita do magnésio são tão reativos que reagem diretamente com água fria formando hidróxidos desses metais, como é o caso do sódio, já os metais antes do magnésio até o ferro só reagem com água em ebulição ou vapor de água. E os metais a esquerda do ferro antes do hidrogênio não reagem com água, e sim com ácido liberando H2(g).

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Utilizamos alguns materiais como alguns tubos de ensaio onde colocamos os ácidos, e uma estante para os tubos, além das amostras de metais e equipamentos necessários para usarmos os ácidos. Foram colocados os respectivos ácidos nos tubos de ensaio com os seus respectivos metais, conforme no descritivo da aula experimental, foram aguardados alguns instantes, observado as suas reações, anotados os resultados, e discutidos os mesmos entre o grupo. Após o término da aula, foi organizado a bancada, descartado os ácidos e metais em um local apropriado, designado pela docente, e foi finalizada a aula.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Após a observação, análise e discussão com os demais colegas, foram descritos os seguintes resultados:

Magnésio + HCl : No caso ocorre a liberação do gás hidrogênio quando o magnésio e consumido. E uma reação de oxirredução. O metal magnésio oxida e o hidrogênio reduz.

Alumínio + HCl: A liberação de gás Hidrogênio.

Cobre + HCl: Não ouve reação

Zinco + HCl: Efervescência e liberação de calor

Ferro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (48 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com