TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Resolução do Caso Compliance Empresarial.

Por:   •  17/7/2023  •  Trabalho acadêmico  •  554 Palavras (3 Páginas)  •  20 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Curso: Mba em Controladoria, Auditoria e Compliance.

Tema: Resolução do caso – Compliance Empresarial.

A B&S S/A é uma indústria de alimentos que opera no processamento e distribuição de carnes bovina, suína, ovina e de frango. Sendo uma das maiores produtoras de proteínas do Brasil, essa empresa negocia o seu capital na bolsa de valores desde 2007 e está inserida no novo mercado, no mais elevado nível de governança corporativa do Brasil. Nos últimos anos, a B&S S/A sofreu com a veiculação de algumas matérias e com seu envolvimento em vários escândalos ligados à sua conduta interna e à sua relação com parceiros de negócios. Como integrante da equipe de Compliance da B&S, auxilie a empresa no desenvolvimento de um sistema de compliance mais efetivo. Para isso verifique: quais os riscos inerentes às condutas praticadas pela empresa? Quais os mecanismos e controles internos indicados para que a empresa possa precaver se quanto a esses riscos? Qual a função da adoção de práticas de governança e o compliance em uma organização?

E desde 2017 vim se vinculando a negligencia na imagem da B&S S/A e com isso colocando em risco sua reputação e transparência em seus processos, a credibilidade de sua marca mundialmente conhecida e a perda de seus investidores que não querem vinculação a tais escândalos, juntamente uma brusca redução nos valores das suas ações.

O gerenciamento de riscos corporativos representa uma ação fundamental no processo de estabelecimento de uma estrutura de controles e procedimentos, permitindo aos administradores tratarem as incertezas com maior eficácia, bem como os riscos e as oportunidades a elas associados, a fim de melhorar a capacidade de gerar valor juntamente a sua imagem, preparando-se para o inesperado, ao reduzir a volatilidade negativa dos indicadores financeiros, contábeis e operacionais. Procedimentos específicos de aprovação e rastreamento de pagamentos de modo que possam ser evitados o pagamento de vantagens indevidas a quem quer que seja.

Juntamente por meio da análise e do mapeamento dos riscos de atos de corrupção, ética e moral, buscando fornecer meios que assegurem uma maior aderência às leis, dando mais transparência aos processos e à gestão da organização.

Em grandes empresas já foi aderido o canal de denúncias, e com isso vejo vantagem na implantação como meio de um mecanismo do compliance com o controle interno sendo um importante meio para que possam ser delatados os atos ilícitos na prática. Amplamente divulgando uma política de incentivo às denúncias e compromisso de sigilo e proteção a retaliações.

Ambos os casos devem -se emitir de um comunicado interno para os colaboradores e externo para os stakeholders, reforçando o

compromisso da gestão de aderência as leis e combate às práticas de corrupção, demonstrando que as medidas adotadas irão trazer benefícios.

Gestão das informações, tanto contábil quanto jurídica, prevenindo que a empresa da execução de eventuais operações ilegais. Buscando incorporar princípios de integridade e de conduta ética na empresa, evitando mais as perdas de reputação, publicidade adversa e o comprometimento da continuidade no negócio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (93.5 Kb)   docx (42.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com