TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SEMANTICA E ESTILISTICA E A SEMANTICA FORMAL

Por:   •  15/8/2015  •  Tese  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE ATENAS MARANHENSE – FAMA

CURSO DE LETRAS – 4° PERÍODO - NOTURNO

PROFESSORA: ZULEICA BARROS

DISCIPLINA: SEMANTICA E ESTILISTICA

SEMANTICA FORMAL

COMPONENTES:

Daniela Rodrigues Almeida

Jeverton Leandro Sena Silva

Joelmo Sá Furtado

Macilene Muniz Silva

Maria Ribamar Costa Lisboa

SÃO LUIS – MA

2014

INTRODUÇÃO

Sabemos que a semântica é o estudo do significado das línguas, mas para entendermos melhor a semântica precisamos ter uma base ou mesmo uma definição sobre significado, o que não é tão fácil de definir, pois os semanticistas possuem diferentes visões acerca do mesmo. Traremos então um breve conceito para a facilitação do que seja o significado dentro da semântica. O significado é a possibilidade de uma sentença ser verdadeira ou falsa de acordo com sua dimensão, que se dar do ponto de vista que há em cada contexto.

A semântica formal estuda as relações existentes entre as expressões lingüísticas e o mundo. Tomemos como exemplo, a seguinte sentença:

1. Tem um rato na cozinha.        

2. Tem um dinossauro na cozinha.

Percebemos na sentença (1), que é possível e normal ter um rato na cozinha. Já na sentença (2) percebemos que não existe a possibilidade de ter um dinossauro na cozinha.

A semântica formal, portanto, se apóia no fato de que, se não conhecemos as condições nas quais uma sentença é verdadeira, não conhecemos seu significado.

SUMÁRIO

  1. Introdução
  2. Denotações
  3. Relações semânticas no nível da palavra e no nível da sentença
  4. As noções de sentido e referência
  5. Acarretamento e pressuposições
  6. Sinonímia e paráfrase
  7. Contradição
  8. Ambigüidade
  9. Relações dêiticas e anafóricas
  10. Relações de Escopo
  11. Considerações finais
  12. Referências

9. Relações Dêiticas e Anafóricas

As relações dêiticas estão inseridas em um contexto extralingüístico, ou seja, fora do contexto. Como elementos dêiticos podemos destacar os pronomes demonstrativos, pronomes pessoais, advérbio de lugar e de tempo. Tais elementos são responsáveis pela identificação de pessoas, coisas, momentos e lugares a partir da situação da fala, ou seja, a partir do contexto. Vejamos alguns exemplos:

  1. Este gato é muito bonito.
  2. Ela já saiu.

No exemplo (1), só podemos entender a expressão no contexto da fala, pois o falante tem que apontar o gato no mundo para que o ouvinte encontre a que gato ele se refere.

As relações anafóricas estão inseridas em um contexto lingüístico, ou seja, dentro do contexto. Estas relações consistem na identificação de objetos, pessoas, momentos, lugares e ações, no entanto, isso se dá por uma referência a outros objetos, pessoas etc., mencionados anteriormente no discurso ou na sentença. Podemos dizer que uma expressão é anafórica quando sua interpretação é derivada da expressão anterior. Exemplos:

  1. Tem uma mulher aí fora. Ela quer vender livros.
  2. Avise a Maria que saí, se ela ligar.

Nos exemplos (1) e (2), podemos perceber que os termos em itálicos referem-se aos termos ditos anteriormente (os termos Sublinhados), ou seja, elas retomam algo dito na sentença.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (87.9 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com