TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Saúde Bucal De Gestante

Dissertações: A Saúde Bucal De Gestante. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/6/2014  •  1.901 Palavras (8 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 8

A saúde bucal de gestante

A gestante requer uma atenção odontológica especial com uma abordagem diferenciada, devido às alterações que ocorrem no período da gravidez, sendo uma fase favorável para o desenvolvimento de ações visando à promoção de saúde bucal. Isto se dá pela oportunidade de um acompanhamento em conjunto com o pré-natal ou até mesmo porque é um momento que faz aflorar uma série de dúvidas, que podem funcionar como estímulo para que a gestante busque informações e adquira melhores práticas de saúde.

Os hábitos alimentares inadequados e higiene bucal precária são fatores de risco para o surgimento da cárie dentária e doença periodontal. Estudos têm demonstrado que as mulheres grávidas, devido às alterações bucais próprias desse período, necessitam de programas educativos preventivos e de um acompanhamento odontológico no pré-natal, como determinam as diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal (SILVA; MARTELLI, 2009).

Normalmente todas as Unidades Básicas de Saúde possuem um grupo operativo de gestantes, do qual toda gestante que acessa o serviço é convidada a participar. Esse é um grupo importante para o desenvolvimento de ações de promoção à saúde por parte da equipe de saúde bucal. Os objetivos do grupo são: mostrar as mudanças que ocorrem na boca durante a gravidez e a importância do cuidado nessa fase; mostrar a relação entre doença

periodontal e problemas durante a gravidez, o que torna importante o autocuidado; a equipe de saúde bucal deve levar em consideração as crenças, tabus e costumes que permeiam a gravidez e dão suporte a variados comportamentos e explicações nesse período da vida, trabalhando junto com a gestante a construção de conhecimentos que venham a fortalecer as relações positivas entre gravidez e atenção em saúde bucal.

Cuidados durante o 1º trimestre do período gestacional

• Realizar a avaliação de risco pelo CD em qualquer época em que a gestante acessar o serviço. Em caso de priorização encaminhar para tratamento planejado com realização de Primeira Consulta Odontológica Programática

• Primeira consulta odontológica programática: preenchimento do prontuário (avaliação geral da gestante, exame clínico, levantamento das necessidades de tratamento odontológico e planejamento do tratamento). Além da avaliação geral da gestante, é importante verificar o período de gestação e as intercorrências obstétricas e clínicas. O planejamento do tratamento e a necessidade de uso de medicamentos ou anestésico local devem ser discutidos com o médico sempre que necessário. Enfatizar a importância do autocuidado em saúde bucal, já discutido nos grupos operativos.

• Durante o 1º trimestre ocorrem as principais transformações embriológicas, não sendo, portanto esse período adequado ao tratamento

odontológico, pois o feto é mais susceptível a influências teratogênicas e ao aborto espontâneo, e a gestante poderá apresentar maior indisposição (náuseas, vômitos).

• Deve-se evitar tomadas radiográficas.

• Deve-se fazer uso de medicamentos e anestésico local somente em casos imprescindíveis e conforme medicação preconizada e interação com o médico sempre que necessário.

• As urgências odontológicas devem ser sempre atendidas, para aliviar a dor e evitar a complicação do quadro. Optar sempre pelo procedimento mais conservador e menos intervencionista.

• Referenciar a gestante para a equipe de saúde caso a porta de entrada tenha sido a saúde bucal, referenciando-a também para o grupo operativo de gestantes.

Cuidados durante o 2º trimestre do período gestacional

• No segundo trimestre poderão ser feitas as intervenções clínicas e procedimentos odontológicos essenciais dentro das indicações propostas. O controle da atividade de doença quando necessário e o controle de placa são boas condutas a serem consideradas nessa fase para continuidade do tratamento depois da gravidez.

• Enfatizar a importância do autocuidado em saúde bucal, já discutido nos grupos operativos.

• Em caso de não ser possível evitar ou adiar um procedimento cirúrgico, este é o melhor período para realizá-lo.

• Radiografias, quando imprescindíveis, devem ser sempre feitas com os cuidados

necessários.

Cuidados durante o 3º trimestre do período gestacional

• Enfatizar a importância do autocuidado em saúde bucal, já discutido nos grupos operativos.

• Durante o 3º trimestre a gestante apresenta maior risco de síncope, hipertensão e anemia. É frequente o desconforto na cadeira odontológica e hipotensão postural (a pressão exercida pelo feto sobre as veias abdominais implica na diminuição do retorno venoso dos membros inferiores, predispondo a gestante à hipotensão). É prudente evitar o tratamento odontológico nesse período.

• As urgências odontológicas devem ser sempre atendidas, para aliviar a dor e evitar a complicação do quadro. Optar sempre pelo procedimento mais conservador e menos intervencionista.

• Radiografias, quando imprescindíveis, devem ser sempre feitas com os cuidados necessários.

Promoção da saúde bucal para bebês

A Odontologia para Bebês consiste no atendimento odontológico realizado em crianças a partir do nascimento, com a finalidade de manter a saúde bucal, dentro de uma filosofia e tratamento educativo preventivo (Corrêa e Maia2, 1998, Magalhães3, 2009)

O papel dos dentistas dentro do contexto de saúde bucal na população infantil é de extrema importância, uma vez que esses profissionais detêm amplo conhecimento a respeito dos fatores etiológicos, meios de prevenção e controle de doenças bucais.

Segundo Guimarães et

al.20 ( 2004) e Moss( 1996), as bactérias bucais são transferidas pelos pais para o bebê durante os atos frequentes de acalentar, beijar e brincar, por isso o hábito de higiene bucal dos genitores é muito importante para saúde oral do filho. A limpeza da cavidade bucal do bebê é outra maneira eficaz de prevenção á cárie, e deve ser realizada mesmo antes dos dentes das crianças irromperem.

No recém-nascido, a limpeza deve ser feita com uma gaze ou fralda umedecida em água limpa para remover os resíduos de leite. Com o nascimento dos primeiros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com