TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Segurança no Trânsito

Por:   •  7/11/2018  •  Resenha  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 2

Segundo dados do Ministério da Saúde, os acidentes figuram entre as maiores causas de morte ou invalidez em nosso país, sendo o trânsito um dos principais responsáveis por óbitos e hospitalizações de crianças, jovens e adultos. Estima-se que 40% das mortes na faixa etária entre 0 e 14 anos sejam causadas por acidentes envolvendo a criança enquanto pedestre, ocupante de veículo ou ciclista. Destes, 90% poderiam ser evitados por meio de ações de segurança e prevenção.

A Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de combater o alarmante número de mortes provocadas por acidentes de transportes terrestres em todo o mundo, estabeleceu o período entre 2011 e 2020 como a Década de Ações para a Segurança Viária, na qual deverão ocorrer ações para a redução em 50% da mortalidade no trânsito em todos os países, incluindo o Brasil.

A letalidade do trânsito torna fundamental o desenvolvimento de programas educacionais de proteção da infância, sensibilização e conscientização de jovens e adultos e de formação e aprimoramento de educadores capacitados, que atuem direta e efetivamente em suas escolas e comunidades com o objetivo de propagar a cultura de valorização e preservação da vida.

A função da educação para o trânsito é criar condições didático-pedagógicas voltadas à análise, à reflexão e ao debate sobre o respeito às leis de trânsito e a convivência em sociedade. Trata-se, sobretudo, de abordar a transversalidade do tema nos aspectos que envolvem o convívio entre pessoas e veículos, e o compartilhamento pacífico de espaços públicos. Assim, a educação no trânsito advoga a favor da afirmação dos princípios da responsabilidade, da solidariedade e de tantos outros valores imprescindíveis à promoção de uma cultura de mobilidade que priorize um trânsito mais seguro.

É atribuição do DETRAN.SP, como órgão componente do Sistema Nacional de Trânsito, planejar, coordenar, articular e apoiar ações destinadas a garantir a segurança viária e o acesso à educação para o trânsito e fiscalização, além de propor a formulação de parcerias com outros órgãos e entidades visando incrementar a efetividade, a eficiência e a eficácia de tais ações.

As atividades propostas em cada programa educacional do DETRAN.SP primam pela adoção de comportamentos seguros e orientam os participantes, sejam eles crianças ou adultos, a se posicionarem de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais que envolvem o contexto do trânsito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (40.3 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com