TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Siope 2018

Por:   •  29/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  8.505 Palavras (35 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 35

 RESUMO

O presente artigo tem como objetivo mostrar e identificar as principais causas da dificuldade dos alunos em aprender. auxiliar os educadores, principalmente aqueles que vivenciam em sua prática de sala de aula momentos de dúvidas e incertezas na abordagem de alunos com dificuldades de aprendizagem. Na busca de caminhos, melhor entendimento, sugestões de abordagens, indicações e reflexões sobre esse tema. Se levarmos em conta o poder e a influencia do educador no desenvolvimento acadêmico, na aprendizagem e na autoestima do aluno, percebemos que diante da nova realidade sentida e conhecida da atual sociedade – acelerada, individualista, com muita concorrência – os educadores precisam assegurar os direitos dos indivíduos com dificuldades de aprendizagem sem preconceitos ou discriminação.

 A dificuldade de aprendizagem está muito além da sala de aula, por mais que a escola tenha uma equipe qualificada e com todo o aparato didático, muitas crianças podem está passando por tais dificuldades, pois essas questões também estão associadas ao convívio familiar, se a mesma tem um lar estruturado e pautado em diálogo, pois estas questões abordadas favorecem a aprendizagem do aluno. A aprendizagem está intimamente ligada com o meio familiar, para que haja uma maior interação entre as partes interessadas, deve haver uma cumplicidade entre a escola, família e aluno. Por fim são abordadas neste artigo, questões pertinentes sobre a aprendizagem e será discutido o que é, quais as causas e como podemos diagnosticar tais fatos.

Palavras-chave: Reflexões, educador, convívio familiar. Criança. Dificuldade de aprendizagem. Escola.

 ABSTRACT


This article aims to show and identify the main causes of students' difficulties in learning. to help educators, especially those who experience in their classroom practice moments of doubt and uncertainty in approaching students with learning difficulties. In the search for ways, better understanding, suggestions of approaches, indications and reflections on this theme. If we take into account the power and influence of the educator in the student's academic development, learning and self-esteem, we realize that in the face of the new reality felt and known in today's accelerated, individualistic society with a lot of competition, educators need to of individuals with learning difficulties without prejudice or discrimination.  The difficulty of learning is far beyond the classroom, even though the school has a qualified team and with all the teaching apparatus, many children may be experiencing such difficulties, because these issues are also associated with family life, if the same has a structured home and is based on dialogue, because these issues favored student learning. Learning is intimately linked with the family environment, so that there is more interaction between the stakeholders, there must be a complicity between the school, the family and the student. Finally, pertinent questions about learning are discussed in this article and what is discussed, what causes and how we can diagnose such facts will be discussed. Keywords: Reflections, educator, family life. Kid. Difficulty in learning. School.

´

  1. INTRODUÇÃO

Neste estudo serão abordados alguns aspectos relacionados à dificuldade de aprendizagem, é um fator presente em sala de aula, principalmente em séries iniciais do Ensino Fundamental I onde o aluno está na fase de descobertas do aprender e o professor de ensinar, ambos assumindo a responsabilidade de desempenhar suas funções com determinação e êxito, por esta razão o presente trabalho visa apresentar que por parte do aluno a dificuldade de aprendizagem em algumas situações está relacionada com a ausência de autoestima, e ao despreparo do professor em lidar com uma situação tão inusitada em sala de aula, pois este fenômeno da dificuldade de aprendizagem refere-se não a um único problema, mas a um amplo conjunto de problemas que podem afetar qualquer área do desempenho acadêmico. A dificuldade de aprendizagem vem sendo um problema bastante debatido e preocupante, suas causas podem estar relacionadas a fatores exteriores ao indivíduo ou inerentes a ele, decorrendo de situações adversas à aprendizagem como o déficit sensorial, abandono escolar, baixa condição sócio econômica, problemas cognitivos e neurológicos. Esses são problemas enfrentados pelos professores e alunos do ensino fundamental de muitas escolas, por meio dessa pesquisa procurou-se demonstrar os problemas que podem ocasionar essas dificuldades de aprendizagem, suas principais causas, as metodologias que podem ser trabalhadas para minimizar esse problema, evidenciando também a importância da participação da família no acompanhamento escolar.

A aprendizagem dos conhecimentos atribuídos como próprios da educação formal, a ser desenvolvida pelos alunos sob a mediação do professor em ambiente escolar, sempre foi tida como produto fim do processo educacional de escolarização, ao menos quando em território educacional, no que diz respeito à aquisição cognitiva, É fundamental nesse momento o papel do professor, pois ao acreditar nas possibilidades do aprendiz, valorizando o que ele é capaz de fazer, pode entusiasmá-lo para realizar tentativas, entendendo seu desempenho como o melhor que pode obter naquele momento, ampliando possibilidades de ser melhorado. A dificuldade de aprendizagem não deveria ser encarada como algo oposto à aprendizagem. Porque o erro faz parte do processo, ele deveria ser encarado como algo construtivo no processo de aprendizagem. O papel do professor passa a ser fundamental, pois a forma como encara a dificuldade de seu aluno pode ser facilitadora ou dificultado a do seu processo de aprender. Contudo, não podemos negar a existência de dificuldades advindas de obstáculo de caráter orgânico, afetivo, social ou funcional, porém, devemos alertar para o fato de que tais dificuldades fazem parte do processo de aprendizagem de uma determinada pessoa e o professor como mediador deve atentar para o fato com um olhar especial sobre o aluno.

  1. DESENVOLVIMENTO

  1. O PROCESSO DO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM

 O termo desenvolvimento é facilmente associado ao aumento de estruturas físicas e orgânicas do indivíduo, porem ele é mais amplo, pois determina o processo ordenado e contínuo que principia com a própria vida e abrange todas as modificações comportamentais físicas e da estimulação variada do ambiente. Já a aprendizagem é o resultado da estimulação do ambiente sobre o indivíduo, abrange os hábitos que formamos, os aspectos de nossa vida afetiva, a assimilação de valores culturais. Enfim, a aprendizagem se refere a aspectos funcionais que são amadurecidas por meio da estimulação recebida pelo indivíduo ao longo de sua vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (55.8 Kb)   pdf (266 Kb)   docx (584.3 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com