TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Siope Caderno de Estudo

Por:   •  27/3/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.509 Palavras (7 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 7

O uso de smartphone na sala de aula de uma escola pública na zona rural do município de Ariquemes-RO

Everaldo dos Santos Souza¹

IFAM - Pós-Graduação Lato sensu em informática na educação – UAB\EAD

(everaldo_santos1@hotmail.com)

Resumo

A Pesquisa consistiu em analisar o aprendizado de 25 (vinte e cinco) alunos do 9º ano de uma escola rural no município de Ariquemes-RO, desses alunos 19 (dezenove) possuem smartphones ao qual seus professores se utilizam nas aulas. Os professores relatam que o aprendizado é notado pelo interesse as aulas pela facilidade em acesso ao conteúdo, a informação. Toda essa agilidade é devida a tecnologia. Os alunos de certa forma são mais atraídos pelas aulas quando os professores se utilizam de métodos onde utilizam os smartphones e isso consequentemente contribui efetivamente com o ensino-aprendizagem.

Palavras-chave: educação, tecnologia, smartphone

Abstract

The research consisted of analyzing the learning of 25 (twenty-five) 9th grade students from a rural school in the municipality of Ariquemes-RO, of which 19 (nineteen) have smartphones to which their teachers use in class. Teachers report that learning is noticed by the interest in classes for ease of access to content, information. All this agility is due to technology. Students are somewhat more attracted to classes when teachers use methods where they use smartphones and this consequently contributes effectively to teaching-learning.

Key-words: education, technology, smartphone


INTRODUÇÃO

Com as novas tecnologias pode-se desenvolver um conjunto de atividades com interesse didático-pedagógico, como: intercâmbios de dados científicos e culturais de diversas natureza; produção de texto em linguagem estrangeira; elaboração de jornais interescolas, permitindo desenvolvimento de ambientes de aprendizagem centrados na atividade dos alunos, na importância da interação social e no desenvolvimento de um espirito de colaboração e de autonomia nos alunos.


1. MÉTODO

O artigo consistiu no método qualitativo em analisar o aprendizado dos alunos por meio de relatos dos professores que se utilizam de método inovadores com o uso de smartphones nas suas aulas.

Os professores relatam que basicamente as aulas ficaram mais atrativas aos alunos, sem contar que o professor, neste contexto de mudança precisa saber orientar os educandos sobre onde colher informação, como trata-la e como utilizá-la. Esse educador será o encaminhador da autopromoção e o conselheiro da aprendizagem dos alunos, ora estimulando o trabalho individual, ora apoiando o trabalho de grupos reunidos por área de interesses.

Os professores relatam ainda que o aprendizado é notado pelo interesse as aulas pela facilidade em acesso ao conteúdo, a informação. Toda essa agilidade é devida a tecnologia.

Foram questionados pelo fato de 6 (seis) dos 25 (vinte e cinco) alunos da turma pesquisada não terem o aparelho smartphone. Disseram que fazem as pesquisas e os acessos em duplas e em conjunto com colegas que isso não interfere no bom andamento das aulas.  

2. RESULTADOS E DISCUSSÕES

No contexto de uma sociedade do conhecimento a educação exige uma abordagem diferente em que o componente tecnológico não pode ser ignorado. Reconhecimento de uma sociedade cada vez mais tecnológica deve ser acompanhado da conscientização da necessidade de incluir nos currículos escolares as habilidades e competências para lidar com as novas tecnologias. (MERCADO, 2002)

Os avanços tecnológicos relacionados aos celulares têm possibilitado que os mesmos realizem diversas funções, com desempenhos cada vez melhores. No entanto, em relação ao uso no contexto educacional, os celulares dividem opiniões, principalmente quando utilizados em sala de aula. (BATISTA, 2011)        

O aumento exponencial da informação leva a uma nova organização de trabalho em que se faz necessário: a imprescindível especialização dos saberes; a colaboração transdisciplinar e interdisciplinar; o fácil acesso a informação e a consideração do conhecimento como um valor precioso de utilidade na vida econômica. (MERCADO, 2002) e (BATISTA, 2011)

Um novo paradigma está surgindo na educação e o papel do professor, frente as novas tecnologias, será diferente.

O ensino-aprendizagem efetivo em contexto de sala de aula exige um compromisso mútuo e igual disponibilidade de docentes e discentes. Para tal, estes têm que ser estimulados a manter as suas mentes continuamente ativas durante a aprendizagem, evidenciando cooperação e predisposição consciente para a comunicação. (TRINDADE, 2014)

A concepção de um ambiente educativo propício a esta realidade, de interatividade consistente entre o professor e cada um dos alunos em sala de aula, requer uma plataforma de trabalho apropriada, que as tecnologias de informação e comunicação podem estar em condições preferenciais para responder. (TRINDADE, 2014)

A qualidade da educação geralmente centradas nas inovações curriculares e didáticas, não pode se colocar a margem dos recursos disponíveis para levar adiante as reformas e inovações em matéria educativa nem das formas de gestão que possibilitam sua implantação. A incorporação das novas tecnologias como conteúdos básicos comuns é um elemento que pode contribuir para uma maior vinculação entre os contextos de ensino e as culturas que se desenvolvem fora do âmbito escolar.

Frente a esta situação as instituições educacionais enfrentam o desafio não apenas de incorporar as novas tecnologias como conteúdo do ensino, mas também reconhecer e partir das concepções que os aprendizes têm sobre estas tecnologias para elaborar, desenvolver e avaliar práticas pedagógicas que promovam o desenvolvimento de uma disposição reflexiva sobre os conhecimentos e os usos tecnológicos. (MERCADO, 2002)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (97.4 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com