TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO FINAL FORMAÇÃO PELA ESCOLA SIOPE

Por:   •  27/2/2019  •  Relatório de pesquisa  •  944 Palavras (4 Páginas)  •  494 Visualizações

Página 1 de 4


PROGRAMA  FORMAÇÃO PELA ESCOLA[pic 1]

FABIA DE MORAES CESAR

MARCIA MADEIRA BARBOSA DE SOUSA

Evasão Na Educação A Distância

Trabalho final de conclusão de curso Tutoria no âmbito do Programa Formação pela Escola

Tutor:

Edivane Silva

PAES LANDIM-PI

 2018

Evasão Na Educação A Distância

A Educação a Distância é uma modalidade de ensino que permite aos alunos estar em contato com o conhecimento em tempos e lugares diferentes é uma modalidade de ensino que garante o conhecimento a um grande número de pessoas. A grande expansão da oferta de cursos na modalidade a distância instiga a investigação de como está sendo desenvolvido este processo, assim como os indicadores favoráveis e desfavoráveis a esta forma de ensino e aprendizagem. A compreensão deste processo na educação a distância é importante de ser questionada e investigada, para que esta modalidade de ensino tão difundida na atualidade e que vem ocupar o espaço educacional em grandes proporções possa ser avaliada com propostas de melhoria constantes.

O mundo globalizado requer múltiplas e simultâneas conexões, interações e não há distância neste processo pela facilidade de acesso on line, ou seja, a relação espaço/tempo é rompida. Porém, este recurso precisa estar a serviço do desenvolvimento e aprendizagem favorecendo, de forma efetiva, a democratização do ensino, tornando-o por meio desta modalidade acessível a todos. A questão da evasão na Educação a Distância constitui o foco principal deste trabalho e justifica a importância de refletir sobre o problema, bem como propor soluções para o caso do Sr. Virgílio, um cursista do curso do PNAE, muito responsável que derrepente deixa de acessar o ambiente de aprendizagem e não realiza mais as tarefas. Nesta perspectiva iremos conhecer o funcionamento de um curso EAD suas vantagens e desvantagens, um pouco dos casos de evasão nos cursos de educação a distância e também as possibilidades de solução para o caso do Sr. Virgílio.

Na educação a distância se permite que o aluno possa estudar de acordo com sua disponibilidade de tempo, podendo dedicar-se na realização dos trabalhos e as atividades sempre na medida em que é possível. Um dos pré- requisitos para ser um aluno em um curso EAD é a autonomia, pois depende do aluno a capacidade de buscar o conhecimento através das leituras realizadas e a realização das atividades propostas.

A grande mudança que vem ocorrendo neste momento educacional com o uso das TICs – Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino, tendo em vista que o uso da tecnologia no ensino é considerado uma dificuldade por muitos alunos e até motivo de desistência do curso, A evasão dos estudantes é o maior obstáculo para o EAD (Ensino a Distância), As causas de evasão mais apontadas são falta de tempo do aluno para estudar e participar do curso, acúmulo de atividades no trabalho e a dificuldades de se adaptar à metodologia. Faz-se necessária acompanhar os índices de evasão, para que se possa garantir não apenas o acesso ao conhecimento por intermédio dos cursos a distância, mas também, a sua permanência e término. Na educação a distância ‘ir à escola’ tem outra conotação, por exemplo, ter um horário de estudo em casa para realizar os fóruns, videoconferências, tarefas online etc., Portanto, a questão cultural de como a sociedade entende uma pessoa realizar um curso pode ter influência na permanência.

Bruno (2010, p.10), apresenta supostas causas da evasão no curso a distância, como:

O insuficiente domínio técnico do uso do computador (principalmente da internet), falta da tradicional relação face a face entre tutores e cursistas, dificuldade de expor ideias numa comunicação escrita a distância e a falta de um agrupamento de pessoas numa instituição física.

A evasão nos cursos de EAD tem causado perdas que vão desde a ociosidade de recursos pessoais e materiais de determinada instituição até o fechamento de cursos com muitos alunos evadidos. Além disso, o problema é agravado devido aos poucos trabalhos de combate a evasão de alunos em cursos desta modalidade de ensino. Diversos estudos têm buscado identificar problemas que contribuem para a evasão nos cursos de EAD. Para Moore e Kearsley (2007) e Coelho (2002), os problemas que contribuem para a evasão em cursos de EAD são: insatisfação com o tutor, dificuldade de acesso à Internet, complexidade das atividades, dificuldade de assimilação da cultura inerente à EAD, falha na elaboração do curso, expectativas erradas por parte dos alunos, tecnologia inadequada ou falta de habilidade para usar a tecnologia corretamente. Consideramos que os alunos que estudam na modalidade a distância não evadem em virtude de uma ou duas variáveis e sim por uma serie de fatores. No tocante, ao referido caso do Sr.Virgílio poderia ter acontecido dentre esses fatores outros, tais como:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (98 Kb)   docx (23.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com