TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociologia Da Violência E Da Criminalidade,

Ensaios: A Sociologia Da Violência E Da Criminalidade,. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  673 Palavras (3 Páginas)  •  689 Visualizações

Página 1 de 3

A Sociologia da Violência e da Criminalidade,

como o próprio nome indica, trata das questões referentes aos fenômenos sociais da violência e da criminalidade. Violência difere-se da criminalidade por que existem crimes que não são cometidos com violência física. No sentido contrário existem atos violentos que não constituem crime. Por exemplo, uma luta de boxe ou de karatê olímpicos. Esses esportes pressupõem golpes violentos que muitas vezes fraturam ou provocam cortes nos praticantes, nem por isso constitui-se crime. Já uma briga de rua, onde os oponentes saem feridos, não só se trata de um crime (vandalismo, lesão corporal) como possui caráter violento. A Sociologia da Violência e da Criminalidade também estuda as principais teorias criminológicas da criminologia e as diversas escolas formadas a partir do século XX.

Quando o estudo da criminologia surgiu no século XIX juntamente com a Escola Positiva Italiana que teve como principais nomes Lombroso, Garófalo Ferri, sendo que esta escola generalizou como método de investigação o empirico –indutivo, Ao pensamento criminológico seguiram varias tendências de cunho biológico , psicológico , psiquiátrico , até chegar a sociologia,que é a forma predominante de maior abrangência dos estudos na área de Criminologia atualmente. A medida que esse campo de estudo foi se espandindo,outras áreas do conhecimento humano foram trazendo contribuições, como a psicologia, psicologia social,a sociologia , a antropologia, dentre outras.

A existência do crime e da violência sempre permeou a historia da humanidade, contudo, atualmente, o seu aumento exagerado tem preocupado a todos: sociedade e governantes. Para entendermos este fenômeno é preciso que tenhamos concepção que vivemos em sociedade complexa e que diversos são os fatores ocasionadores da criminalidade e violência, quais que sejam : fatores individuais, sociais, psicológicos, econômicos, coletivos, dentre outros.

Para que consigamos compreender é necessário que lancemos sobre esse fenômeno, uma busca incessante com auxilio de diversos campos do saber, ou seja , uma visão holística, pois torna-se quase que despiciendo falar hoje que o Direito Penal , isoladamente , não tem conseguido prevenir e combater a criminalidade, pois ,essa luta há que se travar não só por governantes , mas pela sociedade como um todo.

O crime organizado vem sendo comparado a um câncer que se espalha pelo mundo. Através de ações individuais ou coletivas. Onde os países de primeiro mundo, passou a estudar o comportamento da sociologia do crime e violência ligados ao Terrorismo. Onde estudos Forense do FBI define que Terrorismo é o uso ilegal da força ou violência contra pessoas ou propriedade para intimidar ou coagir um governo a população civil ou qualquer outro seguimento. Com fins políticos ou objetivos sociais. Ele pode mirar a democracia, prejudicar mercados livres e drenar o desenvolvimento de sociedade estável. Ao fazê-lo, grupos criminosos nacionais e internacionais, ameaça a segurança mundial. O crime organizado transnacional será questão decisiva no século XXI para os elaboradores de política estratégia em segurança. Tão decisiva quanto a Guerra Fria foi para o século XX, colonialismo para o século XIX. Nenhuma área de assuntos internacionais permanecerá intocada, pois o tecido social e os sistemas político

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com