TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociologia E Suas Contribuições Para A Educação

Trabalho Escolar: A Sociologia E Suas Contribuições Para A Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2015  •  356 Palavras (2 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 2

A Sociologia e suas contribuições para a Educação

Sociologia é uma ciência integrada ao grupo das ciências sociais e humanas, onde o foco de estudo está nas relações entre os indivíduos que compõem uma comunidade ou aos diversos grupos que formam a sociedade.

A sociologia envolve a análise dos fenômenos de interação entre as pessoas, as formas internas de estruturas, ou seja, as camadas sociais, a mobilidade social, os valores, as instituições, as normas e as leis, também são analisados os conflitos e as formas de cooperação geradas através das relações sociais. Toda sociedade possui seus próprios mecanismos, ou seja, possui sistema familiar, cultural com normas, hábitos e costumes, por isso é preciso ter conhecimento dos vários conceitos de sociedade.

A sociologia se separa em diversos ramos específicos tais como: sociologia comunitária, econômica, financeira, política, jurídica, do trabalho, familiar, da educação, etc.

A sociologia da educação por sua vez tem como objeto de estudo as relações entre a escola e a sociedade em que está inserida, estuda também a escola enquanto instituição e organização social. Quando tratamos de sociologia e educação estamos tratando de fatos sociais, já que a ação educativa proporciona às pessoas uma maior integração e identificação com o sistema social.

Percebemos ao longo da história que alguns teóricos contribuíram de forma significativa com seus estudos sobre relações sociais, o que proporcionou a escola ter uma melhor compreensão de sua função, que é a de formar e socializar indivíduos. Augusto Comte, Émile Durkheim, Karl Marx, Pierre Bourdieu e Max Weber são teóricos que trazem conceitos como: poder, status, mobilidade, interação, fato social, ação social e muitos outros, os quais devem sair da teoria e ser implementados na nossa prática, que é construída e reconstruída por todos a todo tempo em conjunto com nossas ações, no convívio social e na prática da pedagogia.

É de extrema importância o estudo da sociologia para educação, pois buscam o mesmo interesse em analisar a realidade, além do mais, a sociologia ajuda o educador a compreender como ocorre o funcionamento e a estrutura da instituição educacional, já que a educação se mistura na vida social e essas relações necessitam ser compreendidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com