TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sustentabilidade

Pesquisas Acadêmicas: A Sustentabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  871 Palavras (4 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 4

A sustentabilidade, de acordo com o autor, deve basear-se em 5 pilares e não somente em 3, como acontece atualmente.

O primeiro pilar é o Ambiental, onde o consumo deve ser feito de acordo com a capacidade produtiva e esta, deve seguir a capacidade do meio ambiente de se autorrecuperar. O que gera o impacto ambiental são as demandas desenfreadas por produtos que necessitam de maiores recursos ambientais para serem produzidos e/ ou descartados. Reduzindo o consumo, a produção será reduzida por consequência e os impactos que atingem o meio ambiente serão gradativamente reduzidos por consequência.

O segundo pilar é o Econômico, onde se pode basear a busca por outras fontes de energia que não sejam fósseis (petróleo, carvão e gás). Ao tornar o consumo consciente, a produção passará a ser mais eficaz e haverá a possibilidade de exploração de meios de energia que degradem o ambiente em menor potencial. O uso da energia solar, embora relativamente novo, é considerado uma alternativa já que está disponível em qualquer lugar do planeta, é gratuito e o mais importante não é poluente. O que fica esquecido nessa solução é que para a produção da energia solar e seu abastecimento, são necessárias as placas captoras, que durante seu processo de fabricação produzem substancias toxicas para o meio ambiente.

O terceiro pilar é o Social, sugerindo que se erradicarmos a condição de pobreza não haverá a necessidade de uso de bens e recursos prejudiciais a outros, mas será um grande passo chegar a esse ponto, já que alguns países, os menores favorecidos e com desenvolvimento precário, não conseguem sequer suprir as necessidades mais básicas da população, como alimentação e um mínimo de saúde pública.

O quarto pilar é o Poder que existe em todas as Nações, representado pelos seus dirigentes. Atribui-se a essas pessoas a capacidade e o efetivo poder de decisão sobre quais as medidas devem ser implantadas para aumentar o nível dos padrões de preservação ambiental, além da mudança dos meios de produção e consumo.

O quinto pilar é o Cultural, que deve buscar mudanças para os padrões consumistas e alterar o estilo de vida, substituindo o ter pelo ser e trazendo mudança dos valores e comportamentos sociais como um todo.

O autor aponta como soluções para a crise ambiental o uso tecnológico empregado na capacidade humana de superar os limites dos recursos naturais e cita como exemplo a dessalinização das águas oceânicas.

A segunda alternativa proposta sugere o decrescimento do consumo, ou a troca do ter pelo viver melhor, o que causaria a redução do consumo no planeta.

Ainda há a possibilidade, segundo o autor, de não se fazer nada, ou como ele próprio chama “a não resposta”.

Baseando-se em estudos, teorias e pesquisas, são apontadas questões sobre alternativas para que não ocorra uma mutação climática ainda maior do que a já existente, o que fatalmente seria sentida nas próximas décadas.

A união de forças e esforços entre Estados, Organizações e Sociedade pode tornar o Planeta Terra sustentável. Diariamente pequenas mudanças comportamentais, individuais e coletivas podem ser o inicio para a estruturação de planos e estratégias que ofereçam maiores impactos para que o Desenvolvimento Sustentável passe a ser uma realidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com