TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sustentabilidade Do Ambiental , Social Ao Econômico

Artigos Científicos: A Sustentabilidade Do Ambiental , Social Ao Econômico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  579 Palavras (3 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo:

O texto fala da questão da sustentabilidade, sob a forma influente de qualidade desde o crescimento.

Mostra as origens,o contexto da idéias do surgimento desenvolvido e sustentável da batalha entre ambientalistas e desenvolvimentalistas.

Observa e discute suas dimensões mostrando as limitações da forma exteriores entre ambos em “trevo de três folhas”(ambiental,econômica e social) exemplifica a polissemia do termo e traduz o seu significado.

Mostra as razões do tema examina respostas que estão sendo feitas em razão dos possíveis desdobramentos da crise ambiental.

Na conclusão resumi as mudanças que ocorrem no caminho da compreensão da sustentabilidade.

Introdução:

Noção de sustentabilidade tem duas origens.Uma na biologia por meio

Da ecologia .Onde fala da capacidade de recuperação e reprodução dos

Ecossistemas .(resiliência)em face de agressões autópicas( usos abusivosdos recursos naturais ,desflorestamento fogo etc) ou naturais como terremoto,tsunami fogo etc.A outra na economia como adjetivo de crescimento da percepção evoluída ao longo do século xx . O padrão de produção e consumo em crescimento no mundo, sobre tudo no ultimo quarto desse século não tem possibilidade de durar muito.

Ergue-se assim a idéia de sustentabilidade sobre a percepção finitude dos recursos naturais e sua gradativa e perigosa depleção.

Nos embates ocorridos nas reuniões de Estocolmo ( 1972 e Rio 1992 ) nasce a noção de que o crescimento tem além de um restringimento ambiental , uma dimensão social .Nela está a idéia de que a pobreza é provocadora de agressões ambientais,por esse motivo a sustentabilidade tem que contemplar a igualdade social e a qualidade de vida dessa geração e das seguintes.

A solidariedade com as seguintes gerações introduz, de forma transversal,a extensão ética.

O relatório Brundtland (1987) teve um imenso debate na academia sobre o significado de desenvolvimento sustentável. Pearce et al (1989) mostravam uma quantidade razoável de definições . Hoje existe um verdadeiro mar de literatura que aborda o tema de várias maneiras ( Wackeimann.2008).Defendemos em outro texto (Nascimento e Costa 2010) presente em Nobre e Amazonas(2002) .

O desenvolvimento sustentável (DS) tornou se um campo de disputa utilizado por Bourdieu com discursos que se opunham e se complementavam.

N academia o debate e interpretações não podiam deixar de existir . Como exemplo Redclift (1887) acha o desenvolvimento sustentável uma idéia poderosa enquanto Rechardson (1997) considera uma fraude por tentar esconder a contradição entre a finitude dos recursos naturais e o caráter desenvolvimentalista da sociedade industrial .

No Brasil Machado ( 2005) defende que o DS é um discurso conforme a proposição de foulcault. Nobre e Amazonas (2002) afirmam que é um conceito político normativo , isso já estava presente no relatório Brundtland .

Veiga (2010) faz uma defesa interessante de um outro valor ,nisso encontra se a possibilidade de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com