TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trajetoria Da Sstentabilidade : Do Ambiente Social , E Do Ambiente Ecpnomico

Trabalho Universitário: Trajetoria Da Sstentabilidade : Do Ambiente Social , E Do Ambiente Ecpnomico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  947 Palavras (4 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Célula é a menor unidade de partícula viva de todos os seres vivos e nesta unidade podemos encontrar a membrana plasmática também conhecida como membrana celular ou ainda membrana biológica, ela realiza várias funções de acordo com as necessidades do ser vivo. O aprimoramento do seu conhecimento físico-químico estrutural é uma “peça” importante e fundamental para entender a bioquímica de uma forma em geral.

Com estudos atuais podemos entender o básico através das pesquisas já realizadas e usando o conhecimento dos seres humanos até hoje a respeito das interações das células. Podemos entender sobre o organismo dos seres vivos relacionados através de pesquisas juntamente com tecnologia e estudiosos. Toda metodologia e vital e extremamente específica, aprofundar e extrair conhecimento dos estudos realizados sobre as células é necessário para o esclarecimento dos seres vivos.

Célula é a menor partícula viva que forma os seres vivos, fazendo parte ainda da formação estrutural e funcional do nosso organismo. Para definir a existência dos seres vivos só a partir da existência celular. Um conjunto de células forma tecido, um conjunto de tecidos forma órgão, um conjunto de órgãos forma um sistema e um conjunto de sistemas forma organismo.

Todas as funções de um organismo vivo dependem das células, suas funções são de extrema importância e fundamental para todos os seres vivos. Tudo está voltado para este funcionamento perfeito realizado por essa pequena e menor partícula viva.

A célula possui em membrana plasmática ou celular que separa o meio interno (intracelular) do meio externo (extracelular). A composição estrutural da membrana plasmática é colesterol, proteína, carboidrato, fósforo e lipídio. A membrana plasmática tem umas particularidades como formar estrutura da célula, proteger e tem permeabilidade seletiva com as substâncias do meio externo para o interno ou vice-versa.

Esses transportes de substancias podem ocorre de duas maneiras, sendo o transporte ativo e transporte passivo. No transporte passivo a célula não gasta energia para realizá-lo. A osmose é um tipo de transporte passivo, onde a água passa livremente pela membrana celular do meio hipotônico para o hipertônico. Temos ainda no transporte passivo, onde podemos encontrar dois tipos de difusão, que são classificadas como simples e facilitada. Na difusão o objetivo é o transporte de soluto do meio hipertônico para hipotônico, onde a membrana plasmática permite a passagem de substância selecionada pela sua permeabilidade seletiva que conhecida por difusão simples ou ainda passa por canal que normalmente é uma proteína ocorrendo assim difusão facilitada.

No transporte ativo já ocorre gasto de energia, um exemplo é a Bomba de Sódio/Potássio que é uma proteína que mantêm a diferença de concentração. Tem uma particularidade especifica que é manter a concentração de sódio do lado extracelular e fazer com que o potássio fique no meio intracelular. Esse processo facilita a condução de impulsos nervosos nos neurônios.

De acordo com Lehninger:

As membranas mão são somente barreiras passivas. Elas incluem um conjunto de proteínas especializadas na promoção ou na catálise de uma variedade de processos celulares. Na superfície celular, transportadores conduzem solutos orgânicos específicos e íons inorgânicos através da membrana; receptores identificam sinais extracelulares e desencadeiam alterações moleculares na célula; moléculas de adesão mantêm juntas células vizinhas. No interior da célula, as membranas organizam processos celulares como a síntese de lipídios e de certas proteínas, e as transduções de energia nas mitocôndrias e cloroplastos. As membranas consistem de apenas duas camadas de moléculas e são, portanto, muito finas; elas são essencialmente bidimensionais. Pelo fato as colisões intermoleculares serem muito mais prováveis nesse espaço bidimensional que no tridimensional, a eficiência de processos catalisados por enzimas organizadas dentro de membrana apresenta-se muito aumentada. (LEHNINGER, 2006, p. 368-369).

PROTEÍNAS DE MEMBRANAS

Membranas biológicas tem uma armação estrutural de lipídios formando uma bicamada. Cada membrana possui proteína especifica que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com