TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sustentabilidade Hídrica

Por:   •  28/9/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  854 Palavras (4 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 4

A água (H2O), recurso essencial para a existência de vida, principalmente a humana, no planeta Terra. Usamos este recurso para os mais diversos fins, desde o consumo próprio como para preparo de alimentos, produção de metais como forma de resfriamento, instrumento de corte através de jatos de alta precisão, meio de transporte e como meio de conserva de alimentos assim como para diversos outros fins.

Através do tempo esse recurso começou a se tornar mais escasso em algumas áreas e combinado com o hábito nômade,fez com que na era glacial a milhares de anos o continente americano fosse habitado pelos nossos ancestrais aumentando a área a ser consumida de água. Ao longo da história humana, o consumo de água não teve seu devido tratamento sendo considerado um recurso abundante e de fácil obtenção. Com a chegada do século XVIII e o avanço da tecnologia da Revolução Industrial, o dano se tornou intensivo não só na atmosfera, mas também nos recursos hídricos principalmente perto dos grandes centros urbanos. foi a partir deste período que por exemplo, a cidade de Paris, começou a regular o consumo de seus habitantes, por ter se tornado um recurso finito devido ao mau uso e até hoje para se conseguir um local que tenha um banheiro com chuveiro, o custo do imóvel é muito maior que os demais. Devido a isso, eles começaram a indústria de perfumes, que se tornou a mais famosa do mundo até hoje.

No continente africano, podemos observar que desde sua primitiva habitação a escassez de água foi um dos motivos da criação do hábito de nomadismo por parte do ser humano. Os poucos recursos hídricos do continente atormenta os habitantes do continente até os dias de hoje, tendo povos que consomem pouco mais de um litro de água por semana. Para sorte destes povos, hoje em dia temos programas de abastecimento de água e alimento, não tão frequentes como deveriam ser para que eles melhorassem seu modo de vida, mas que tem mantido os habitantes vivos.

No continente asiático, apesar de termos países como a Rússia que possui a Sibéria como sustento hídrico (e petrolífero), em sua maioria possui ilhas, que não possuem água potável para seu próprio sustento, por causa que as ilhas só possuem o oceano, água salgada, ao seu alcance. Por isso, o consumo de água potável nestas áreas é escassa.

O principal causador da diminuição da quantidade de água potável no mundo são os grandes centros urbanos. Tendo um consumo muito maior que a quantidade de água reutilizada, causa a cada ano a diminuição do possível consumo por pessoa em um futuro próximo. Tendo isso em mente, começou-se campanhas por todo o mundo de economia do consumo de água. Apesar de não serem altamente incentivados, aos poucos essas campanhas estão tendo sucesso. Isso também se deve ao novo ponto de vista de cada nova geração. Vemos que o consumo de água está sendo controlado com pequenos detalhes no dia-a-dia como o fechar da torneira ao escovar os dentes, diminuição do tempo em banhos, lavagem de calçadas e carros com um balde de água como limite entre outros métodos. Também há projetos de longo prazo que visam o reaproveitamento da água em larga escala.

A reutilização da água está sendo cada vez mais valorizada do que a redução do consumo, por alguns motivos, tais como, manter o ritmo já utilizado para consumo e principalmente produção de materiais, não ter custos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (63.4 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com