TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TÉCNOLOGIA EM SEGURANÇA PÚBLICA

Por:   •  9/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.930 Palavras (8 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 8

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Língua Portuguesa e Redação Oficial                

Curso: TÉCNOLOGIA  EM SEGURANÇA PÚBLICA

Professor: Diane Dal Mago

Nome do aluno: Luciano Ribeiro Camargo

Data: 04/05/2015

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1

As funções de linguagem estudadas em nosso material didático estão relacionadas à intenção comunicativa. Leia os três textos que seguem e explique, de forma fundamentada, qual é a função de linguagem predominante, sublinhando trechos dos textos para comprovar as suas explicações. (3,0 pontos)

Texto 1

A Defesa Civil e a Secretaria de Meio Ambiente do Mato Grosso vistoriaram a área do Parque da Chapada, onde seis turistas ficaram feridos após o desabamento de parte do paredão que dá acesso a uma cachoeira. A sugestão dos especialistas é de que a área seja interditada e desativada. Segundo o major Elton Guilherme Crisóstomo, coordenador de Resposta a Desastres e Reconstrução da Defesa Civil, existem fissuras no paredão Véu de Noiva, o qual desmoronou na segunda-feira (21). Crisóstomo afirma que o deslizamento deriva de processos erosivos, ação do tempo e ventos, o que torna impossível a previsão de uma nova queda do local. A Defesa Civil vai elaborar um documento, que será entregue ao IBAMA e encaminhado à administração do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, com as áreas definidas como seguras para visitação.

Fonte: . Acesso em: 26 out. 2012.

Resposta: No texto1 a função de linguagem predominante é a referencial (ou denotativa), pois de modo direto e objetivo vem informar ao destinatário dados da realidade. O emissor que neste caso pode ser um repórter traz ao conhecimento dos receptores sendo estes telespectadores de um canal de Tv, informações atuais e precisas do local do acontecimento, número de feridos, a causa do acidente, trazendo também as possíveis medidas de segurança que serão tomadas pós ao acontecimento e os procedimentos legais dos órgãos competentes.

Texto 2

Liberdade de imprensa

A censura é a arte de descobrir nas artes literárias ou dramáticas as intenções malévolas. O ideal é descobrir essas intenções, mesmo que o escritor não as tenha. A divisa do censor é: "Cortemos... cortemos..." - sempre restará muita coisa. O censor deve estar persuadido de que cada palavra de uma obra contém uma alusão pérfida. Quando conseguir descobrir a alusão, cortará a frase; quando não descobrir, cortará do mesmo modo, pois as alusões dissimuladas são as mais perigosas. (Wagner Pedro Sarraf Ferri - O Estado de São Paulo, 5 de julho de 1991.)

INFANTE, Ulisses. Do texto ao texto: curso prático de leitura e redação. 3. ed São Paulo: Scipione, 1992. 223p. (com adaptações)

Resposta: No texto 2 a função de linguagem predominante é a metalinguística, pois vem esclarecendo o significado da censura, que o censor tem a função de fazer cortes em tudo que será posterior publicado, em um tom de crítica vem explicando  aos receptores que obras tanto literárias como dramáticas sempre a censura se posicionará com esse tipo de procedimento entendendo ou não o significado e a intenção que elas trariam para o nosso conhecimento.

Texto 3

PENSAR É TRANSGREDIR

... Não lembro em que momento percebi que viver deveria ser uma permanente reinvenção de nós mesmos para não morrermos soterrados na poeira da banalidade, embora pareça que ainda estamos vivos. Mas compreendi, num lampejo: então é isso, então é assim. Apesar dos medos, convém não ser demais fútil nem demais acomodada. Algumas vezes é preciso pegar o touro pelos chifres, mergulhar para depois ver o que acontece: porque a vida não tem de ser sorvida como uma taça que se esvazia, mas como o jarro que se renova a cada gole bebido.

Fonte: LUFT, Lya. Pensar é transgredir. In Revista Veja, de 20 de fev. de 2008. São Paulo: Abril, ed. 2048.

Resposta: No texto 3 a função da linguagem predominante é emotiva, pois vem expressando sentimentos e emoções de uma forma subjetiva, conta de uma forma biográfica o acontecimento,  estando transmitindo essa expressão de sentimento  na primeira pessoa, falando de seu modo de viver  e nós convidando á refletir e compreender que devemos ter um certo equilíbrio em nossas atitudes não nos acomodando na vida e nem vivermos em meio a futilidade, que muitas vezes teremos que nos expor e encarar ricos mesmo com medos para termos um resultado satisfatório.

Questão 2

 Observe e analise as charges que seguem, em seguida, responda ao que é solicitado:

[pic 4]

[pic 5]

a) Explique o pressuposto presente em cada uma das charges acima. (1,0 ponto)

Charge 01: O pressuposto no meu entender é que o candidato já vinha com seu discurso pronto e conhecido de sempre por todos nós eleitores, e no momento que o cidadão já indignado ao longo do tempo com tantas promessas de campanhas políticas limitou o mesmo a expor suas intenções, mas de assuntos que não fossem os mesmos de sempre, resultando que o candidato ficou sem ação e sem ter o q falar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (347.8 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com