TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisar na Biblioteca de sua Unidade

Tese: Pesquisar na Biblioteca de sua Unidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2013  •  Tese  •  1.512 Palavras (7 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 7

ETAPA 2

Passo 1 (Equipe):

Pesquisar na Biblioteca de sua Unidade,

um dos livros enunciados na bibliografia complementar da disciplina (peçam ajuda ao professor para anotar a quais obras nos referimos), e no máximo em duas laudas comentem sobre como o autor aborda:

1- O significado de Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício?

O Balanço Patrimonial é uma das demonstrações contábeis preparadas pelas empresas e demais organizações. Mostra a posição numa determinada data, normalmente 31 de dezembro, como se fosse uma fotografia. Está dividido em Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido.

Se o balanço é uma fotografia, esta demonstração é um filme. Apresenta de que forma o lucro ou prejuízo foi apurado, ordenando as receitas diminuídas das despesas. Primeiro, as receitas de vendas ou serviços (deduzidas dos impostos sobre vendas e das devoluções). Depois, os custos do período (gastos de fábrica ou produção), as despesas (de escritório, administrativas, comerciais e financeiras - líquidas das receitas financeiras) e, por último, a participação de terceiros antes do Lucro Líquido ("fatia do lucro" entregue ao imposto de renda, participação dos administradores e gratificações aos empregados).

2- A utilidade desses demonstrativos contábeis?

Os relatórios, emitido pela empresa, permitem ao publico avaliar a situação em que ela se encontra, verificando a qualidade da gestão que os usuários utilizam na mesma.

3- As informações estratégicas que são estratificadas destes relatórios?

As informações, através de seus relatórios, permite ao usuário: identificar a estrutura patrimonial de qualquer empresa, por obter inúmeras informações importantes

e necessárias.

* Ter as informações dos resultados econômicos produzidos pela gestão administrativa em determinado período.

Passo 2 (Equipe)

2. Em no máximo 10 questões, descubram quais impressões esses empresários têm dos relatórios e documentos contábeis que os contadores apresentam, e qual a visão deles sobre a utilidade da informação contábil.

Entrevista com um empresário:

Renato César Augusto

Contador da R&M Confecções.

1) Por que a empresa precisa orar e manter a contabilidade?

Pois a contabilidade é o controle que a empresa possui sobre sua vida econômica financeira e patrimonial e deve-se manter uma organização para realizar negócios com governos, fornecedores, com os bancos, etc.

2) Como a empresas devem atuar para obter permanente controle da sua atividade empresarial e os resultados econômicos e patrimoniais?

A empresa deve iniciar com a acessoria de um escritório de contabilidade, organizando mantendo seu setor contábil com o objetivo de controlar as variações econômicas, financeiras e patrimoniais de um empreendimento sendo essas informações necessárias para qualquer tomada de decisão. Além disso, somente por intermédio da contabilidade que se é possível passar qualquer informação aos interessados na organização com a maior precisão e clara possível.

3) Como fazer uma análise mais prática da todos os setores da contabilidade?

Existem diversos mecanismos e práticas adotadas para avaliar todos esses setores presentes na contabilidade, porém esses recursos podem ser avaliados por uma empresa de acessória contábil voltadas para cada área existente no

mercado.

4) Quais são as principais funções de um profissional de área contábil?

Conforme competências legais, a principal função do profissional da área contábil é executar a contabilidade geral, financeira e gerencial na área específica.

Passo 3 (Equipe):

Escolher uma empresa de grande porte que atue em sua região, dessas que vimos em destaque em revistas especializadas, jornais de grande circulação, televisão ou internet.

Obtenham as demonstrações financeiras desta empresa na internet (no site da empresa, procurem por “relações com investidores” e depois “demonstrações financeiras”). De posse do Balanço Patrimonial e da Demonstração do Resultado, colem-nos numa folha A4 e realcem, com setas ou marcações coloridas, as contas de maior representatividade financeira ou que chamem atenção pela nomenclatura.

Magazzine Luíza SA.

* Balanço Patrimonial do Ativo;

* Balanço Patrimonial do Passivo;

* Demonstração do Resultado.

Referências Bibliográficas:

Obras Literárias:

FAHL, Alessandra Cristina e MARION, José Carlos. Contabilidade Financeira. Programa Livro-Texto 302.

Disponível em http:

//www.webartigos.com/artigos/contabilidade-gerencial-ferramenta de gestao-para-a-tomada-de-decisoes-de-micro-e-pequenas empresas/89306 /#ixzz2OYA WDb67.

Acesso: 15 de março de 2013 às 14:13 h.

//docs.google.com/open?id=0B9r14r4nyLDpbG01UnlURDRDWlU

Acesso: 15 de março de 2013 às 15:20 h.

//docs.google.com/open?id=0B9r14r4nyLDpQkhIT3pfZGpGeE0

Acesso: 17 de março de 2013 às 16:10 h.

//docs.google.com/open?id=0B9r14r4nyLDpbG01UnlURDRDWlU

Acesso: 17 de março de 2013 às 18:35 h.

ETAPA 04

O balancete de verificação tem como base o método das partilhas dobradas e tem como finalidade averiguar se os saldos das contas contábeis foram realizados corretamente. No conceito de partidas sobradas a regra fundamental é que para todo o debito exista obrigatoriamente um credito, deste forma nunca haverá devedor sem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com