TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Utilização Da Água No Mundo

Pesquisas Acadêmicas: A Utilização Da Água No Mundo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2015  •  1.836 Palavras (8 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 8

A Utilização da Água no Mundo

Introdução

Neste início de século observam-se grandes mudanças de paradigmas no contexto da análise dos problemas sociais, econômicos e políticos no mundo, em função da premência de se encontrar soluções que viabilizem a sobrevivência das espécies. A água, antes pensada como recurso infinito, não pode mais ser enxergada desta forma, o que fica patente na leitura deste texto, que na medida do nosso conhecimento, fala sobre a importância da necessidade de um novo enfoque na abordagem deste problema, que se agrava a cada.

As mais diversas tecnologias estão disponíveis e a serviço do homem, que, no entanto exista em colocá-las em prática.

O assunto é de importância vital, complexo, multidisciplinar e requer, portanto nossa máxima atenção.

Objetivos

Expor a gravidade situação da água no mundo, diante da ameaça que paira sobre os seres vivos.

Levantar dados e pesquisar soluções relativas ao tema

Justificativa

Este trabalho objetiva externar a preocupação com os milhões de excluídos de todo o planeta, que padecem da falta de água e condições sanitárias, agravando a cada dia a situação de pobreza, conseqüência da desastrosa diferença na distribuição de renda, acentuada, sobretudo, a partir de sistemas políticos que, embora sejam capazes de enxergar a extensão do problema, pouco fazem, para enfrentá-lo.

Se tivéssemos que reunir todas as considerações aqui presentes em uma única palavra, não teríamos outra, senão aquela que deveríamos carregar pelo resto de nossas vidas: Ética.

1.1 Desenvolvimento

A Geografia da Água e o Panorama Mundial

A água existe na Terra nas fases sólida, líquida e gasosa, que estão ligadas entre si num ciclo fechado, conhecido como o ciclo da água.

Os primeiros astronautas que viram a Terra do espaço a denominaram o Planeta Azul, pois cerca de dois terços da sua superfície são cobertos pela água dos mares e oceanos.

A Água doce é fundamental para a manutenção da vida nos ecossistemas terrestres e, portanto, para a sobrevivência do homem na biosfera. Entretanto, apenas 2,59% do volume total de água existente na Terra é de água doce, sendo que mais de 99% estão sob a forma de gelo ou neve nas regiões polares ou em aqüíferos muito profundos. Do restante, quase metade está nos corpos dos animais e vegetais (biota), como umidade do solo e como vapor d'água na atmosfera, e a outra metade está disponível em rios e lagos.

Além disso, como o regime de chuvas varia muito entre as diferentes áreas de um mesmo continente e a população não está distribuída de forma homogênea, a disponibilidade de água doce per capita é bastante desigual nas várias regiões do planeta: desde níveis extremamente baixos, de 1.000 m3/ano per capita, até níveis muito elevados, superiores a 50.000 m3/ano. Variações climáticas periódicas podem agravar as secas, provocando morte e sofrimento humano, e também causar as enchentes, que são um dos piores desastres naturais em termos de vítimas e de danos vultosos às propriedades e aos solos agrícolas.

O crescimento populacional, particularmente nos países em desenvolvimento, e a maior demanda de água para usos agrícola e industrial, provocaram o aumento do consumo global de água de 1.060 Km3/ano para 4.130 Km3/ano nos últimos 50 anos.

Entre 1900 e 1995, o consumo total de água para as atividades humanas (agrícola, industrial, doméstica e outras) cresceu seis vezes, que é mais do que o dobro do crescimento da população mundial neste período. O aumento do consumo é maior nos países em desenvolvimento do que nos desenvolvidos, em virtude do crescimento da população. As Nações Unidas prevêem a estabilização do crescimento populacional somente entre o final do Século 21 e o ano 2.110, mas mais de 90% deste crescimento ocorrerá nos países em desenvolvimento. Sem dúvida, a água será um recurso limitante no Século 21 e vai atingir mais severamente os países que estão se desenvolvendo.

Outros fatores preocupantes, além do crescimento demográfico, são a melhoria do nível de vida de parte da população (que terão acesso mais fácil à água) e o aumento da área irrigada e das atividades industriais.

Entre os diversos usos da água, a irrigação é a que apresenta o maior desperdício, pois cerca de metade da água utilizada para este fim não atinge as plantações, perdida pela infiltração no solo. Para se produzir uma tonelada de grãos são necessários mil toneladas de água, e para uma tonelada de arroz, duas mil toneladas de água. Além disso, sistemas de irrigação mal planejados e ou mal operados podem provocar a salinização e degradação dos solos. A melhoria da eficiência dos sistemas de irrigação é, portanto, uma das condições prioritárias para se atingir o desenvolvimento sustentável.

Embora a água seja um recurso renovável, sua quantidade é limitada: menos de 200 mil quilômetros cúbicos estão disponíveis em rios e lagos. Esta quantidade era suficiente em 1900, quando cerca de 2 bilhões de habitantes viviam no planeta. Agora, somos 6 bilhões, e como a água não está distribuída de forma proporcional à população existente, a quantidade de água disponível já chega perto do limite: 40% da população mundial já sofre de escassez de água. Imaginem como será o ano 2025, quando a mesma quantidade de água deverá atender 3 bilhões de pessoas a mais!

O suprimento global de água vai permanecer constante ou poder sofrer um pequeno acréscimo em virtude das mudanças climáticas - maior temperatura global gerando maior quantidade de vapor d'água. Temos que considerar, entretanto, a degradação ambiental provocada pelos desmatamentos, principalmente nas nascentes, e pela poluição dos recursos hídricos, provocada pelas atividades humanas.

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, analisando vários cenários de modelos globais de mudanças climáticas concluiu que, embora a disponibilidade de água global deva aumentar entre 6 e 12%, em algumas regiões a escassez de água poderá se agravar. Em cerca de metade da área do mundo, as precipitações pluviométricas serão maiores que hoje, particularmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com