TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A antropologia social e cultural

Tese: A antropologia social e cultural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/8/2013  •  Tese  •  1.919 Palavras (8 Páginas)  •  690 Visualizações

Página 1 de 8

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância

Disciplina: Antropologia Cultural

Curso: Direito

Professor: Jaci Rocha Gonçalves

Nome do aluno: Newton Paiva Mota

Data: 16/02/2013.

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1:

A partir da observação e análise da charge “O olhar antropológico” de autoria do profº Augusto Tavares, (Disponível em: <http://aulasdoaugusto.blogspot.com.br/2010/02/charge-o-olhar-antropologico.html#!/2010/02/charge-o-olhar-antropologico.html>. Acesso em: 16 jan. 2013), apresentada acima, explique, num texto de no mínimo 08 linhas, o conceito de Antropologia Cultural. (2,5 pontos)

É o campo da Antropologia que tem por objeto de estudo os aspectos culturais do homem e das sociedades as quais este homem está inserido, ou seja, o objeto deste ramo da Antropologia são as formas que as sociedades humanas organizam e percebem o mundo, em outras palavras, a Antropologia cultural trata de tudo que constitui uma sociedade como modo de produção, organização política, organização jurídica, organização econômica, sistemas de parentesco, crenças religiosas, o modo por meio do qual a sociedade busca o conhecimento bem como a aprendizagem. Partindo-se da perspectiva conceitual da Antropologia Cultural podemos afirmar que sua origem remonta ao período histórico denominado de Antiguidade Clássica. A partir do exposto o antropólogo Prof. Dr. Euller David Siqueira de modo brilhante nos ensina o conceito de antropologia cultural que é o seguinte:

A antropologia social e cultural estuda a cultura de um grupo tanto na sua dimensão instrumental, chamada de cultura material, que se refere às coisas que os homens produzem e com as quais intervêm na natureza, quanto na sua dimensão cosmológica-cognitiva-organizacional, que abrange os sistemas de idéias e de valores, através dos quais se organiza a percepção do mundo. Esta dimensão diz respeito aos elementos ideológicos que compõem a definição de cultura (que posteriormente estudaremos), a saber, a língua, a religião, o sistema de direito, etc. (SIQUEIRA, 2007, p. 20)

Questão 2: Assista ao vídeo “Falar açoriano, um luxo cultural”, disponível no link: <http://www.youtube.com/watch?v=uf-cZMJIlP0&feature=related> (Acesso em: 16 jan. 2013). E articulando-o ao conteúdo da disciplina, explique, por que se diz que a antropologia exige uma “transformação do olhar”. Utilize passagens do vídeo e de textos externos ao material didático para fundamentar sua resposta. (2,5 pontos)

Estabelecendo considerações sobre Antropologia Cultural enquanto ramo da ciência antropológica que tem finalidade o estudo da cultura do homem, percebemos de imediato que o documentário enquadra-se de modo finalistico e propositivo dentro do conceito. Com efeito, percebemos, notoriamente, tal enquadramento no depoimento fornecido pelo jornalista e escritor Salim Miguel quando aborda a visita na década de 50 do escritor português Adolfo Cazai Monteiro que ao conversar com as pessoas na Lagoa da Conceição, segundo, Salim Miguel o escritor português teve a impressão do retorna ao Portugal de quinhentos anos atrás observando graça nas expressões e no falar dos nativos da Lagoa da Conceição. Nesse sentido, essa percepção fornecida pelo escritor português enquadra-se de modo exato no postulado mandamental do antropólogo Roberto da Mata quando afirma que deve fazer parte do aprendizado do etnólogo os seguintes preceitos, transformar o exótico no familiar e o familiar no exótico, para que este logo êxito no seu trabalho de etnologia

Cabe-nos, portanto, discutirmos a relação do homem com o mundo com olhar antropológico ele analisa, sob a perspectiva cultural, a partir dos elementos que estão colocados ao seu dispor, nesse sentido, este olhar antropológico nos remete a cultura humana e a um viés mais especifico desse aparato cultural que é o campo educacional, pedagógico, pois, ao analisar as relações do homem com o mundo não existe a menor possibilidade de não desembocadura no processo educacional, como aclaradamente explica a antropóloga Neusa Maria Mendes de Gusmão:

Avaliar a questão das diferenças, tão cara à antropologia e tão desafiadora no campo pedagógico justamente por sua característica institucional homogeneizadora, não é uma tarefa simples. Desde sempre, a antropologia e a educação têm se defrontado com universos raciais, étnicos, econômicos, sociais e de genêro, entre tantos outros, como desafios que limitam ou impedem que se atinjam metas, engendrando processos mais universalizantes e democráticos. No tempo presente, com tantas mudanças numa sociedade que se globaliza, estas questões não só não se encontram resolvidas, como renascem com intensidade perante os contextos em transformação.(GUSMÃO, 1997, p.2)

Partindo da mesma perspectiva da Prof. Neusa Maria Mendes de Gusmão a antropóloga Débora Krischke Leitão assevera a questão das diferença sob a seguinte ótica:

A diversidade cultural só pode ser compreendida se a postura frente ao estranho e ao estrangeiro se tornar mais flexível e permitir existência da diferença enquanto diferença, não enquanto hierarquia.

Deve-se então, em primeiro lugar, aceitar que o outro existe, conhecê-lo e reconhecê-lo. É preciso perceber que somos apenas uma das culturas possíveis, e não a única. Conhecendo as diferentes formas de lidar com o mundo, as diferentes respostas dadas pelas mais diversas culturas é que se pode relativizar que nos é o estranho, tentando encontrar, assim, no olhar do outro, o ponto de partida. Nossas lentes muitas vezes nos cegam, quando tentamos ver o que está distante. Ajustemos então essas lentes para mais longe, não deixando que nos ceguem para o outro e, principalmente, nos tornem míopes para nós mesmos.

Ensinar a olhar é,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com