TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologia Social

Artigos Científicos: Antropologia Social. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  1.071 Palavras (5 Páginas)  •  549 Visualizações

Página 1 de 5

Leia atentamente os enunciados das questões e responda:

1. Conforme você estudou na disciplina, o trabalho de campo da Antropologia pode ser considerado um deslocamento em que o estudioso "mergulha" na cultura do outro. Pensando na articulação teórico-metodológica e na sua realidade, elabore:

a) Dois argumentos sobre a importância de se estudar a disciplina de antropologia cultural, para a sua formação e exercício profissional. (1,0 ponto)

A partir do conhecimento de outra cultura através do trabalho de campo no que diz respeito as crenças populares, da vida religiosa, dos cuidados corporais, da maneira de se vestir, da organização do trabalho e do cotidiano, um individuo aprende que o meio em que foi educado não é necessariamente o ideal e pode agregar o comportamento de outras culturas para se tornar uma pessoa melhor, tanto no dia a dia como no exercício profissional. Outro argumento da importância deste estudo é entender que o conhecimento de outra cultura é fundamental para a vida na sociedade moderna. Com o mundo globalizado é cada vez mais presente, a influencia de outras culturas na vida dos cidadões, desde uma simples diversão, até a competitividade no mundo corporativo.

b) Um texto de no mínimo 08 linhas, exemplificando como você poderá, no seu futuro exercício profissional, "mergulhar" na cultura do outro. (1,0 ponto)

A empresa Belga que estou buscando representar na Bahia tem um produto considerado essencial para o futuro que é a geração de uma energia alternativa em complemento a energia elétrica. A partir desta experiência com a Antropologia Cultural, percebo a importância de conhecer a fundo a cultura Belga a fim de me aproximar do quadro de diretores e estreitar o relacionamento. Inclusive melhorar o idioma Francês, que vai facilitar ainda mais a comunicação e trazer benefícios profissionais. Uma viagem de algumas semanas para a Bélgica e um relacionamento mais próximo com os moradores locais, certamente iria contribuir para um melhor entendimento desta cultura. As reuniões de negócios fluem melhor quando existe a aproximação cultural e principalmente quando o outro lado percebe a nossa intenção de conhecer e valorizar a outra cultura.

c) Um texto de no mínimo 08 linhas, explicando o que difere a Antropologia cultural das demais ciências que também estudam o ser humano. (1,0 ponto)

A Antropologia Cultural através do estudo de campo se difere de outras ciências, pois se ocupa em levar os observadores a uma viagem de investigação ao grupo local para perceber as ações sociais e compreender o sistema da cultura a ser estudada. Outra ciência, como por exemplo a sociologia, basta um fato para que se inicie uma análise e o entendimento das causas. Neste caso, não há a necessidade de mergulhar na outra cultura, vivenciando os hábitos, os conjuntos de valores, de crenças e outros comportamentos. Um estudioso de Antropologia Cultural precisa sair do ambiente comum e se aventurar em outros mundos para que tenha o entendimento “na pele” de outra sociedade. O local de estudo não é a sala de leitura confortável e segura, baseado em peças e curiosidades encontradas muitas vezes em museus, mas o local onde a sociedade se encontra efetivamente.

2. Faça uma experiência de etnógrafo/a e etnólogo/a semelhante à de cidadãos intelectuais orgânicos como Heródoto na Antiguidade ou como os navegadores, missionários, viajantes, comerciantes, militares e administradores coloniais em seus Relatos de Viagens - Cartas, Diários, Relatórios etc. na Idade Moderna.

Para essa dupla experiência, registre algumas etnografias realizando uma pesquisa de campo e exercite uma análise etnológica você também.

a) Escolha uma produção cultural da comunidade onde você vive ou região próxima, apresentada nos desfiles ou atividades similares no carnaval 2012. Faça, então, um relato etnográfico dos componentes da cultura local encontrados. (Pode coletar materiais fotográficos, reportagens de jornais e realizar entrevistas com os autores sobre os vários componentes da cultura local ou externa presentes nas alegorias e fantasias ou no samba enredo, na culinária, sistemas de organização, etc.) Seu relato deve ter no mínimo 10 linhas. (3,5 pontos)

O Carnaval

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com