TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A avaliação institucional, apoiada pelo PAIUB (Programa de Avaliação das Universidades Brasileiras)

Artigo: A avaliação institucional, apoiada pelo PAIUB (Programa de Avaliação das Universidades Brasileiras). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  Artigo  •  364 Palavras (2 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 2

Ambiente de mercado: A análise de mercado pode ser considerada uma das etapas da análise externa, mas que merece um detalhamento maior pela sua importância. Num mundo em rápido processo de evolução tecnológica e globalização, a universidade precisa competir não só com outras universidades, mas também com um sistema de informações e pesquisa, formal ou informal, existente e emergente, a fim de assumir seu papel decisivo no processo de desenvolvimento tecnológico, cultural, social e econômico da sociedade.

Para Kotler e Fox (1994), as universidades enfrentam a expansão quantitativa (apesar das desigualdades de acesso), a diversificação de estruturas organizacionais, dos programas e das formas de estudo e ainda as restrições financeiras. Sem deixar de considerar a distância entre o saber e a construção do mesmo, ou seja, a relação entre o ensino e pesquisa.

O sistema de avaliação das universidades, ora em implantação, vem reduzir a margem de subjetividade das avaliações que eram feitas nos cursos de graduação, por especialistas. representa um dos pontos importantes para o recredenciamento da instituição junto ao MEC e servirá como orientação aos estudantes em relação à escolha da instituição que irá freqüentar.

A qualidade e eficiência da instituição, bem como a autonomia universitária, o recredenciamento periódico, a tecnologia nacional, a interação com o governo, a qualificação de pessoal, a valorização do ensino de graduação, a integração e a diversificação do sistema, a equidade de acesso, a evasão, o crédito educativo, a educação a distância, a superação dos desequilíbrios regionais, a desburocratização, os programas de fomento a pesquisa e a avaliação institucional, todos, são preocupações que se fazem presentes em muitas universidades.

Para tanto, elas têm desenvolvido programas de discussão interna e qualificação de pessoal (docentes e não docentes) além das avaliações dos programas de pós-graduação realizadas pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e pela SESu (Secretaria de Ensino Superior).

A avaliação institucional, apoiada pelo PAIUB (Programa de Avaliação das Universidades Brasileiras), faz um diagnóstico que deve englobar avaliação docente, de departamentos, dos cursos de graduação, da administração, de pesquisa, de extensão e do desempenho operacional da instituição integralmente. Em síntese, a avaliação institucional é englobada também na análise interna por intermédio do desempenho institucional, em busca do incremento da qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com