TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Universidade Brasileira: Visão Histórica e Papel Social

Por:   •  11/9/2018  •  Resenha  •  576 Palavras (3 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Nome: Fernanda Roth, Jenifer Padilha e Veloni

Matricula:

Nota:

Disciplina: Leitura, Produção e Revisão de Textos

Curso:

Docente: Andrea Ferras

Grau:

Data: 20/06/2016

                                   

                                       Fichamento

Assunto  (TEMA): Universidade Brasileira: Visão Histórica e Papel Social

Referência  Bibliográfica: Maria da Glória Minguili, Adriana Josefa Chaves, Miriam Celi Pimentel Porto Foresti - Universidade Etadual Paulista

Texto da ficha: O artigo relata a história e o papel social da universidade nos dias atuais relatando suas raízes na divisão do Império Romano:  Império do Oriente, a Igreja e o Império do Ocidente com essa dispersão veio a decadência da cultura greco-romana(Ocidente) e da cultura clássica(Oriente) e então a educação passa a ser objeto do Estado e da Igreja, porém as necessidades monetárias do senhor feudal fizeram-no permitir a circulação do dinheiro. As cidades se transformaram. O que até então era um castelo forte, passa a ser um mercado; as cidades se transformaram em centros de comércio e surge uma nova classe – os burgueses. As transformações da economia repercutiram na educação, as universidades inicialmente significava qualquer associação corporativa, tanto poderia significar uma corporação de carpinteiros, quanto de mestres e alunos. Porém a universidade não rendeu a esse movimento mercantil. Pelo contrário, aprofundou e avançou nos seus estudos. (pág 3)

Na idade moderna há a ruptura da Universidade com a igreja, porém transformou-se de instituição social e passa a ser por lei uma organização social. (pág 5)

 Em 2005 o MEC abriu debate para reforma universitária no Brasil e desde então várias discussões ocorreram no sentido de criação de novas universidades públicas e a possibilidade do governo nisso. Houve discussão em torno de qual seria a configuração ideal dessas universidades. De um lado o MEC propondo uma universidade com ensino, pesquisa e extensão tendo como conta ponto era a criação de organizações não universitárias, deixando a pesquisa para institutos próprios, da universidade e assim sem a necessidade de trabalho em tempo integral dos docentes.

Assim, com o decorrer dos anos muitas mudanças ocorreram no sentido de melhorar o ensino no Brasil, muitas demandas foram atendidas, nem todas foram para o socialização do ensino.

         De instituição social à organização social o autor do artigo na página 8 traz a reflexão sobre a universidade brasileira as ideias de Chauí relatando que a universidade pública nasceu como instituição social, expressão particular da estrutura social em determinado contexto histórico e que adquiriu sua adequação com base na ideia da independência do saber científico, em ralação a Igreja e Estado. Na página 10 o autor pontua a diferença entre instituição social e organização social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (131.4 Kb)   docx (46.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com