TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A concepção de evolução no Brasil

Artigo: A concepção de evolução no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  Artigo  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 3

O Brasil conseguirá atingir até 2015 todas as metas estabelecidas pelos Objetivos do Milênio? Justifique a sua resposta.

Ao que tudo indica o Brasil não conseguirá atingir todas as metas até 2015, apesar de alguns objetivos alcançados falta muito para que se possa chegar ao ideal, o tempo ainda é curto para tantas mudanças.

Um dos objetivos de universalizar o ensino básico de meninos e meninas foi praticamente alcançado, porém em regiões mais pobres as taxas de frequências ainda são mais baixas, a qualidade de ensino muitas vezes não é o que deveria sendo muito abaixo do que se esperava.

Baseadas em pesquisas recentes em relação à mulher no mercado de trabalho, houve uma evolução elas já estudam mais que os homens, porem recebem menos do que eles trabalhando nas mesmas funções e a luta por uma chance de emprego é bem menor.

Uns dos mais difíceis objetivos a serem alcançados são ligados à área de saúde, existe uma desigualdade enorme nesse setor onde crianças pobres têm mais do que o dobro de chance de morrer do que as ricas, sendo necessárias mudanças, investimentos, construção de modernos hospitais, investimento em tecnologia e pesquisas, para que as pessoas pobres tenha um serviço de melhor qualidade, reduzindo assim a mortalidade de mães e crianças.

Com tudo nos casos de doenças como a AIDS já houve uma estabilização, graças às campanhas de prevenções, e de garantir o direito das pessoas infectadas.

Acabar com a fome e miséria é considerado um objetivo muito longe de ser alcançado, porém não é impossível. Vários programas governamentais estão em curso a fim de atingir essa meta, diversos oportunidades de empregos vem surgindo e o que falta mesmo é a de mão de obra qualificada, portanto está nas mãos de cada um garantir um futuro digno.

A preocupação da sociedade com a qualidade de vida e o meio ambiente sustentável hoje é muito maior, grandes empresas estão desenvolvendo projetos e trabalhos dedicados ao meio ambiente. Com isso o país já conseguiu reduzir o índice de desmatamento, o consumo de gases que provocam o buraco na camada de ozônio e aumentou sua eficiência energética com o maior uso de fontes renováveis de energia.

Com tudo ainda falta a melhoria de condições de moradia e saneamento básico que ainda depende dos investimentos a serem realizados e das prioridades adotadas pelo país, esse objetivo é considerado por muitos como um dos mais complexos, principalmente na questão de acesso aos serviços de saneamento básico em regiões remotas e nas zonas rurais.

A concepção de evolução no Brasil é por vezes distorcida, temos que ter a consciência de que para que nosso país seja evoluído a mudança deve vir de dentro para fora e não de fora para dentro, ou seja, corrigindo nossos problemas internos e não se preocupando com a imagem repassada a outros países, tornando-se assim um hábito e não uma obrigação entre todos.

Portanto com toda essa analise pode se concluir que o Brasil vem se desenvolvendo cada vez mais, porém é necessário que haja um comprometimento maior com os índices citados anteriormente que precisam e devem evoluir drasticamente o mais rápido possível, se não apenas alguns objetivos serão alcançados, essa evolução deve ser continua e progressiva, visando sempre o melhor para todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com