TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A epidemia de dengue no DF

Resenha: A epidemia de dengue no DF. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2014  •  Resenha  •  337 Palavras (2 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 2

Epidemia de dengue no DF

A dengue é uma doença infecciosa aguda causada por um vírus e é transmitida através do mosquito Aedes aegypti, também infectado pelo vírus. Atualmente, a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo.

Devemos cuidar de nossas casas não deixando a água se acumular em recipientes abertos, não cultivando plantas em vasos com água e usando terra ou areia nestes casos e mantendo as calhas limpas e desentupidas e avisando um agente público de saúde caso exista alguma situação onde há o risco de proliferação da doença.

O seu vizinho pode estragar todo o seu esforço para manter o mosquito da dengue bem longe de casa. Há suspeita de dengue em casos de febre aguda com duração de até sete dias e que se apresente acompanhada de pelo menos dois dos seguintes sintomas: dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares, dores nas juntas, prostração e vermelhidão no corpo.

Além de todos os problemas, os hospitais de Brasília não tem estrutura suficiente para atender quem é infectado pela doença. Quem não tem plano de saúde e se arrisca no atendimento do SUS, na maioria das vezes nem mesmo consegue se consultar e fica na fila sentindo todos os sintomas já citados sem poder tomar remédios.

Quando é atendido o médico recomenda que a pessoa vá para casa, repouse e ingira muito líquido, como água, sucos naturais ou chá. Alguns antitérmicos também são receitados, desde que não sejam à base de ácido acetil salicílico como AS, Melhoral, Doril, Sonrisal, Alka-Seltzer, Engov, Cibalena, Doloxene e Buferin.

Quando não tratada de forma correta a doença vai se agravando, pode provocar uma hemorragia interna, que ocorre porque o vírus da dengue diminui as plaquetas sanguíneas que são responsáveis pela coagulação do sangue, podendo levar a pessoa até mesmo ao óbito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com