TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A existência de saúde física, mental e de saúde

Ensaio: A existência de saúde física, mental e de saúde. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2014  •  Ensaio  •  337 Palavras (2 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 2

A existência de saúde, que é física e mental, está ligada a uma série de condições irredutíveis umas às outras. Um conceito ampliado não poderia então considerar saúde só como resultante das formas de organização social da produção, pois é produzida dentro de sociedades que, além da produção, possuem certas formas de organização da vida cotidiana, da sociabilidade, da afetividade, da sensualidade, da subjetividade, da cultura e do lazer, das relações com o meio ambiente. É antes resultante do conjunto da experiência social, individualizado em cada sentir e vivenciado num corpo que é também, não esqueçamos, biológico. (VAITSMAN, 1992).

Nesse contexto, podemos entender que todos os modelos assistenciais se entrelaçam.

Contextue uma situação problema, no cotidiano de vida do profissional de saúde, que estabeleça o aspecto abordado.

Exercício 2

Quanto ao processo de adoecimento e seus períodos, dê exemplos práticos.

Périodo de Incubação é o intervalo de tempo que decorre desde a penetração do agente etiológico no hospedeiro (indivíduo já está infectado), até o aparecimento dos sinais e sintomas da doença, variando de acordo com a doença considerada. Período de Transmissibilidade é aquele em que o indivíduo é capaz de transmitir a doença quer esteja ou não com sintomas.

Exercício 3

Explique e dê exemplos de: epidemias, endemias e pandemias.

Epidemias é a ocorrência em uma comunidadeou região de casos de natureza semelhante, claramente excessiva em relação ao esperado. O conceito operativo usado na epidemiologia é: uma alteração, espacial e cronologicamnete delimitada, do estado de saúde- doença de uma população, caracterizada por uma elevação inesperada e descontrolada dos coeficientes de incidência de determinada doença, ultrapassando valores do limiar epidêmico preestabelecido para aquela circunstância e doença.

Endemias é a ocorrência de determinada doença que acomete sistematicamnete populações em espaços característicos e determinados, no decorrer de um longo período ( temporalmente ilimitada ), e que mantém uma de incidência relativamente constante, permitindo variações cíclicas e sazonais.

Pandemia caracterizada por uma epidemia com larga distribuição geográfica, atingindo mais de um país ou de um continente. Um exemplo típico deste evento é a epidemia de AIDS que atinge todos os continentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com