TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A explosão da plataforma Petrobras

Relatório de pesquisa: A explosão da plataforma Petrobras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/2/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.157 Palavras (5 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 5

Pré-sal

A camada Pré-sal possui, aproximadamente, 800 quilômetros de extensão por 200 quilômetros de largura, indo de Santa Catarina ao litoral do Espírito Santo.

Pré-sal é o nome dado às reservas de hidrocarbonetos em rochas calcárias que se localizam abaixo de camadas de sal. É o óleo (petróleo) descoberto em camadas de 5 a 7 mil metros de profundidade abaixo do nível do mar. É uma camada de aproximadamente 800 quilômetros de extensão por 200 quilômetros de largura, que vai do litoral de Santa Catarina ao litoral do Espírito Santo.

A discussão sobre a existência de uma reserva petrolífera na camada pré-sal ocorre desde a década de 1970, quando geólogos da Petrobras acreditavam nesse fato, porém, não possuíam tecnologia suficiente para a realização de pesquisas mais avançadas.

Para extrair o óleo e o gás da camada pré-sal, será necessário ultrapassar uma lâmina d’água de mais de 2.000m, uma camada de 1.000m de sedimentos e outra de aproximadamente 2.000m de sal. É um processo complexo e que demanda tempo e dinheiro.

O petróleo encontrado nessa área engloba três bacias sedimentares (Santos, Campos e Espírito Santo), e a capacidade estimada da reserva pode proporcionar ao Brasil a condição de exportador de petróleo. Confirmada a hipótese, o governo brasileiro analisará a possibilidade de solicitar a adesão do país à OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo).

Vários campos e poços de petróleo e gás natural já foram descobertos na camada pré-sal, entre eles estão o Tupi, Guará, Bem-te-vi, Carioca, Júpiter e Iara. Tupi é o principal campo de petróleo descoberto, tem uma reserva estimada pela Petrobras entre 5 bilhões e 8 bilhões de barris de petróleo, sendo considerado uma das maiores descobertas do mundo dos últimos sete anos.

De acordo com a atual Lei do Petróleo, as áreas de exploração serão leiloadas entre diversas empresas nacionais e estrangeiras. As que derem o maior lance poderão procurar óleo por tempo determinado.

Conforme Haroldo Borges Rodrigues Lima, diretor geral da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Bicombustíveis), as descobertas do pré-sal irão triplicar as reservas de petróleo e gás natural do Brasil, a estimativa é que a produção alcance a marca de 50 bilhões de barris.

Segundo a Petrobras, a produção teste será iniciada em 2009, no campo de Tupi. O início da produção em larga escala está previsto para 2013 ou 2014.

Petrobras tem dificuldade em perfurar sua maior reserva - 11/02/2015 21:33

Rio de Janeiro - A Petrobras redirecionou um poço em sua maior reserva de petróleo ao encontrar uma zona de pressão, o que evidencia as dificuldades técnicas que deverão ser enfrentadas pela nova equipe administrativa da empresa.

Durante a perfuração do poço 3-RJS-735 houve uma prisão de parte da coluna e o consórcio de Libra decidiu fazer um desvio no poço para concluir a fase de perfuração até a profundidade final prevista, disse a empresa estatal com sede noRio de Janeiro, em reposta enviada por e-mail a perguntas na terça-feira.

Um empecilho obrigou a companhia a suspender a perfuração durante mais de uma semana, disseram anteriormente duas pessoas com conhecimento do assunto, que solicitaram anonimato porque a questão é interna. Espera-se que a produção comercial no campo de Libra comece em 2020.

Embora a Petrobras tenha aumentando a produção para um recorde em dezembro na chamada região do pré-sal, que guarda os maiores depósitos do Brasil, ela já tinha interrompido a perfuração antes. Em 2010, a empresa abandonou o primeiro poço começado em Libra, mencionando questões mecânicas.

Em 2011, a produção foi interrompida brevemente no campo Sapinhoá, na mesma região, por causa do rompimento de um duto.

Esse obstáculo mostra que os desafios que esperam o CEO Aldemir Bendine, que está escolhendo a nova equipe administrativa, vão além das finanças e da corrupção.

A companhia está implementando a maior frota do setor de navios de produção em águas profundas para tentar aumentar os resultados e pagar aos poucos suas dívidas. Tudo isso em um momento em que o petróleo está sendo comercializado pelos valores mais baixos em seis anos, depois de terem sofrido uma queda de quase 50 por cento.

A companhia terá mais autonomia sob a nova gestão e possui a melhor equipe técnica do mundo, disse Bendine em uma entrevista transmitida pela Rede Globo.

Dificuldades

Bendine assumiu o cargo no dia 6 de fevereiro, depois que a CEO anterior, Maria das Graças Foster, e cinco gerentes executivos pediram demissão em meio a dificuldades para informar as baixas contábeis relacionadas aos subornos.

A Petrobras adquiriu uma participação de 40 por cento em uma concessão de 35 anos de Libra, a maior descoberta da história do Brasil, em um leilão do governo ocorrido em outubro de 2013.

Foi o primeiro leilão dos campos submarinos, conhecidos como pré-sal, usando um modelo de compartilhamento da produção. A Petrobras perfurou o primeiro poço em 2010 em nome da Agência Nacional do Petróleo como parte de um projeto para coletar dados sobre a região antes de oferecer as áreas.

A Total SA e a Royal Dutch Shell Plc possuem uma participação de 20 por cento cada na concessão, ao passo que a China National Petroleum Corp. e a Cnooc Ltd., com sede em Pequim, têm 10 por cento cada.

O Brasil calcula que Libra tenha um volume de até 12 bilhões de barris de petróleo bruto recuperável, cinquenta por cento a mais do que as reservas comprovadas do Equador, país-membro da OPEP.

A Schahin Petróleo e Gás SA, proprietária do navio-sonda Cerrado, que a Petrobras contratou no ano passado para perfurar dois poços em Libra, disse por e-mail que não pode fazer comentários sobre o projeto devido às cláusulas de confidencialidade.

http://exame.abril.com.br

Explosão em plataforma da Petrobras mata três e deixa dez feridos no ES - Por iG São Paulo | 11/02/2015 15:56 - Atualizada às 11/02/2015 21:38

Uma explosão na plataforma da Petrobras no litoral Norte do Estado do Espírito Santo deixou três mortos e dez feridos nesta quarta-feira (11). De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, até às 17h, dez pacientes haviam sido transferidos para hospitais, sendo duas vítimas de queimaduras graves e oito de trauma. Dos 74 trabalhadores embarcados na hora do acidente, 33 foram resgatados e seis permanecem desaparecidos.

O acidente ocorreu no navio plataforma FPSO Cidade São Mateus, na região de Aracruz, às 12h50. A Petrobras informou à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) sobre o ocorrido apenas uma hora depois do incidente. O posicionamento à imprensa do órgão regulador veio somente perto das 17h50, cinco horas após a explosão. Segundo a nota, não houve derramamento de óleo, o fogo foi debelado e a plataforma, estabilizada.

Segundo informações da BW Offshore, o FPSO Cidade São Mateus tem

capacidade de produção de 25 mil barris de petróleo por dia e 20 milhões de m3 de gás natural.

...

Baixar como  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »