TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da análise ergonômica do trabalho

Artigo: A importância da análise ergonômica do trabalho. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  Artigo  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 2

1.1 Identificando necessidade

“Através da análise ergonômica do trabalho podemos entender toda a ergonomia de um sistema. Pela análise, é possível avaliar aspectos como a duração da jornada de trabalho, a função, o ciclo da tarefa, o número de movimentos executados, as pausas, as posturas inadequadas, o esforço muscular e o ritmo para a execução da tarefa, assim como equipamentos e ferramentas utilizados na tarefa, e as condições ambientais, como conforto térmico, acústico e iluminação. Desta forma, a análise ergonômica do trabalho pode contribuir para a melhoria das situações do trabalho (ALVES, 1995).

De modo geral, os trabalhadores estão mais sujeitos hoje a lesões e doenças psicológicas provocadas pela pressão que estão submetidos. Esse é o perfil dos trabalhadores das indústrias de alimentos, cujas atividades demandam cuidados acentuados em relação ao controle dos produtos, o que pode acarretar-lhes desgastes emocionais, físicos e psicológicos. Tais fatores podem influenciar diretamente no ritmo da produção, seja pela incidência de doenças ocupacionais ou ainda, pela ocorrência de acidentes. Atualmente, as organizações têm gastos elevados com problemas ligados à saúde e à segurança do trabalhador. Em relação a isso, passou-se a ver as condições de conforto dos ambientes de trabalho de indústrias produtoras de alimentos como fatores que podem contribuir para a redução do desgaste físico e emocional dos trabalhadores e conseqüentemente, redução dos índices de acidentes de trabalho neste setor, que possui atualmente os maiores índices registrados, com 8,91% dos casos (ANUÁRIO BRASILEIRO DE PROTEÇÃO, 2007).”

Identificamos um setor cuja função é levar goma base até as maquinas, o operário precisa fazer uma força excessiva para conseguir transportar o pallet de goma base, além de força excessiva ele também faz força com uma postura totalmente impropria ergonomicamente falando, porem é normal essa postura devida a força que ele precisa exercer. Precisamos de uma solução corretiva para essa questão, para protegermos os nossos funcionários contra doenças ocupacionais .

Antes ser instalado o tanque de produto a granel, esse processo tinha que ser feito manualmente trazendo muitos problemas ergonômicos, como dores lombar causando assim, prejuízo a saúde do funcionário e prejuízo à empresa pelo aumento do absenteísmo, e por conseqüência, o afastamento do mesmo causava sobrecarga para outros funcionários, pois a lacuna pela ausência tinha que ser preenchida gerando mais doenças ocupacionais.

O mesmo acontece com o transporte da goma base, a aquisição da transpaleteira elétrica eliminou totalmente o esforço do funcionário.

Mais um exemplo onde vemos que o funcionário tem que elevar o saco de açúcar subindo uma escada para abastecimento do tanque causando esforço nas pernas, costas e braços.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com