TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da língua portuguesa

Por:   •  5/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  355 Palavras (2 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 2

O presente texto relata o quão é importante à leitura na disciplina em Língua Portuguesa na sala de aula, pois isso trará um domínio para a interpretação de texto para os alunos. O texto relata também que alunos que tiveram mais leitura sua análise fica mais rica.

 “Parece importante, sobretudo nos primeiros anos de contato com textos, exercitar a leitura e a escrita, para que a reflexão teórica e histórica sobre eles se dê a partir de uma vivência e do processo que os gera: o trabalho criativo com a linguagem, a prática de expressão livre”. Segundo afirma Chiappini (1997.p.21).

É importante ressaltar que seja colocada a disposição dos alunos, uma variedade de gêneros tanto textuais como trabalhando a musicalidade para proporcionar ao aluno uma atitude de reflexão no ambiente escolar.

Conforme as tecnologias foram Dulce Cassol Tagliani (2011) “ afirma em seu artigo “O Livro Didático como Instrumento Mediador no Processo de Ensino-Aprendizagem de Língua Portuguesa: a produção de textos”, que o livro didático é o único instrumento de leitura utilizado pelos alunos tanto em sala de aula como no ambiente doméstico e que no ambiente escolar este não é explorado quanto à sua variação de gêneros. Ela afirma que os alunos leem e interpretam superficialmente o texto”.

 Como as tecnologias foram surgindo o método de ensino também foram surgindo o livro didático foi ficando em segundo plano hoje existem vários meios de ensino como a internet, vídeos, web aulas e outros.

O PCNS aponta que o ensino fundamental de língua portuguesa, exigem-se níveis de leitura e de escritas diferentes dos que satisfazem as demandas sociais, isso significa que os textos que são apresentados no livro didático fogem totalmente da realidade do aluno. Melhorar nos alunos a capacidade em lidar com a linguagem, tornando os hábeis na compreensão e na construção de significados por meio das atividades de leitura e escrita.

Tanto o professor quanto os responsáveis tem o papel fundamental na educação do aluno, não basta só saber ler e escrever tem que estimular orientar para que os mesmos apresentem opiniões construtivas e se sinta motivados para que isso faça parte no decorrer de sua vida.    

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (54.2 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com