TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da sociologia e sua contribuição para a educação

Projeto de pesquisa: A importância da sociologia e sua contribuição para a educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/12/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.497 Palavras (6 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 6

Fernanda Tamborim

Santo André, 2013

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo buscar o conhecimento sobre a temática da Sociologia da Educação e sua representação na sociedade bem como suas contribuições para a Educação. O presente Trabalho inclui estabelecer e favorecer uma gama de reflexões teórico - práticas em relação à docência, onde contribuirá para a construção de conhecimentos na compreensão dos aspectos históricos, culturais, e sociais, apresentaremos relatórios que aborde sobre situações cotidianos da prática docente através de pesquisas e assim como outros possíveis métodos didáticos que possam enriquecer o aprendizado.

Os Significados de Sociologia e suas contribuições para a Educação

A sociologia é um tipo de interpretação e de conhecimento de tudo que se relaciona com o homem e com a vida humana, um método de investigação que busca identificar, descrever, interpretar, relacionar e explicar regularidades da vida social. Dentro das ciências sociais existe a sociologia geral e as sociologias especiais.

A primeira trata de assuntos sociais de modo geral enquanto que a segunda especializa-se em um tema especifico. A sociologia abrange varias áreas, por exemplo, existe a sociologia do conhecimento, sociologia da educação, sociologia comunitária, sociologia do trabalho, sociologia familiar, sociologia política sociologia das organizações enfim muitas sociologias que se dedicam a entender a dinâmica de milhares seres humanos que vivem nesse mundo em que habitamos. Através das pesquisas sobre os fenômenos que repetem nas interações sociais, os sociólogos observam os padrões comuns para formularem teorias sobre os fatos sociais. Os métodos de estudo da sociologia envolvem técnicas qualitativas que é (descrição detalhada de situações e comportamento) e quantitativas (analise estatística).

Suas contribuições para a Educação

ENSINO, CULTURA E SOCIEDADE.

O filme “Entre os muros da Escola” (2008), uma produção francesa dirigida por Laurent Cantet, retrata choque de civilizações, uma diferença cultural e social que gera incompreensão e atrito entre professor e aluno. Uma Escola Francesa que ao receber alunos de outra etnia não compreende tal diferença e ver dificuldade em lhe dar com outra cultura, acredita que o aluno questionador seja desrespeitoso, que o comportamento de um aluno deva ser como o de todos.

Para Brandão, “a palavra cultura deve ser entendida como compreendendo tudo o que existe transformado na natureza pelo trabalho do homem e que, através de sua consciência, ganha significado” (1981:25).

O filme nos faz pensar sobre a realidade de nossas escolas brasileiras, e como que o currículo escolar tem olhado para tantas diferenças socioculturais dentro da escola, onde papel do professor atualmente como mestre não condiz com o que a escola apresenta de sociologia contemporânea, uma vez que professor tem o papel de mediador de aprendizagem, precisa acreditar na capacidade que o aluno tem de buscar seu conhecimento, dar espaço para que o aluno participe e construa seu conhecimento. A escola deve abrir espaço para os alunos refletirem e analisarem sobre os acontecimentos do mundo e suas implicações e se posicionarem de forma politica. Dessa forma, haverá o desenvolvimento do educando através da sociologia. A sociedade não constitui um todo homogêneo, ela é formada por grupos com interesses muitas vezes opostos. E a escola reproduz essa divisão social. Uma situação que se faz frequente a escola é que ela, em vez de contribuir para a superação das desigualdades sociais, ajuda a reforça-las.

A sociologia da educação enfoca resgatar sua trajetória, a partir das tendências teóricas - metodológicas e sua inserção no contexto político social, ou seja, destaca que a escola acompanhe as mudanças no contexto sociológico. A mudança social significa transformações nas formas de vida presentes na sociedade, porém a escola que não adaptar sua teoria sociológica estará confrontando consigo mesma, e alimentada o choque cultural dentro da escola. Diante da situação analisada, entendemos que a escola tem duas tarefas a cumprir: não camuflar as desigualdades e contribuir para a sua redução.

AS CONTRIBUIÇÕES DA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO NO COTIDIANO DA SOCIEDADE ATUAL

Sabemos que vivemos sob uma sociedade bem diversificada, com grandes diferenças socioculturais, uma sociedade dividida entre os mais e menos favorecidos de recursos financeiros, de acesso a cultura, educação e saúde. Desde os tempos primórdios a sociedade vem lutando para que essa desigualdade seja cada vez menor, acreditamos que a educação seja o fator principal para impulsionar e diminuir essa desigualdade, – a educação consiste em uma proposta que parte do desafio de construir uma escola que este¬ja, não a serviço dos grupos dominantes da sociedade no que diz respeito à preservação dos privilégios, mas comprometida com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, a escola tem a especificidade do ponto de vista da formação humana, garantir a apropriação de elementos da cultura que se transformem, na prática social, em instrumentos de luta no en¬frentamento da desigualdade social. A escola, para exercer sua função transformadora no sentido de contribuir para a democratização da sociedade, não pode abrir mão de sua responsabilidade específica que é a de garantir que os sujeitos sociais se apropriem – de forma crítica e reflexiva – do saber elaborado pela cultura a qual pertencem. Nesse sentido, é importante que o educador compreenda a complexidade da realidade social na qual ele atua. Não basta para isso conhecer a realidade, é preciso pensar sobre ela, tendo as diferentes teorias educacionais como referência. Esta definição de educação como um processo histórico e so¬cial de formação humana, tome como referencial os escritos de Marx (1993) no mais im¬portante de seus textos sobre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com