TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância das artes na educação infantil

Seminário: A importância das artes na educação infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  Seminário  •  340 Palavras (2 Páginas)  •  716 Visualizações

Página 1 de 2

A importância das artes na educação infantil

As instituições de Educação infantil deveriam ser o espaço inicial e deflagrador das diferentes linguagens expressivas, tendo em vista que as crianças pequenas iniciam o conhecimento sobre o mundo por meio dos cinco sentidos( visão, tato,olfato,audição,gustação), do movimento, da curiosidade em relação ao que está á sua volta, da repetição, da imitação, da brincadeira e do jogo simbólico.

O ensino da arte na Educação Infantil

É na interaçãoda criança com objetos de conhecimento(desenho, pintura, modelagem, etc), que o preocesso expressivo se constitui. Para que esse preocesso seja desencadeado, para que tenha significado para as crianças e para que possibilite leituras e expressões plurais sobre o mundo, são necessários intervenções pedagógicas desafiaforas.

Como o professor poderá criar situações que possibiltem o desenvolvimento da linguagem gráfico-plástica?

É fundamental que os professores conheçam e entendam a gênese do desenvolvimento gráfico-plático para organizar situações de aprendizagem que deem conta das necessidades infantis, que leiam as formas visuais produzidas pelas crianças e experienciem as possibilidades dos materiais expressivos considerados como veículos dessa expressão.

Antes de propormos uma atividade expressiva , seria mais interessante introduzimos uma conversa sobre o tema a ser enfocado, por exemplo, sobre as questões da preservação ambiental.

Para as crianças . o criar-que está em todo o seu viver e agir-é uma tomada de contato com o mundo, em que a criança muda, principalmente, a si mesma.

Arbodagens do ensino da arte na Educação infantil

Geralmente, quando pensamos sobre o ensino da arte, em qualquer nível de ensino, surgem dois tipos de concepções: a visãoespontaneísta ou ínatista e a visão pragmática ou emperística.

Abordagem espontaneísta

As crianças desenham, pintam, colam, modelam, constroem, com sucatas durante um espaço de tempo e concluem.

Abordagem paragmática

O conecimento visual não vai se dar de uma forma espontaneísta ou na forma de adestramento manual, mais, sim, com interveções pedagógicas que desvelem os saberes individuais e coletivos, relacionando-o aos elementos da cultura da qual emergem com aqueles historicamente acumulados.

Uma educação do ver e do observar significa desvelar as nuanças e características do próprio cotidiano e ir além, propondo rupturas com o instituído.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com