TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Da Artes Visuais Na Educação Infantil

Artigos Científicos: A Importância Da Artes Visuais Na Educação Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  2.252 Visualizações

Página 1 de 2

A importância de artes na educação infantil

O desenho tem papel fundamental na formação do conhecimento e requer grande consideração no sentido de valorizar desde o início da vida da criança, considerando a bagagem que trás de casa, assim como seu próprio dia-a-dia.

O ato de desenhar deve ser considerado um fator essencial no processo do desenvolvimento da linguagem, bem como uma espécie de documento que registra a evolução da criança.

A criança ao desenhar desenvolve a auto-expressão e atua de forma afetiva com o mundo, opinando, criticando, sugerindo, através da utilização das cores, formas, tamanhos, símbolos, entre outros.

Segundo o PCN, a Arte desenvolve o pensamento, a percepção, a

Sensibilidade, a imaginação e o lado artístico de cada criança.

“A educação em Arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, que caracteriza um modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana: o aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas, quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas, pela natureza e nas diferentes culturas.” (PCN, 2001, p.19 )

O que é artes visuais

Artes visuais são: pintura, desenho, gravura, fotografia e cinema. Além dessas, são consideradas ainda como artes visuais: a escultura, a instalação, a arquitetura, a novela, o web design, a moda, a decoração e o paisagismo.

Cada uma pode ser utilizada de modo particular e em varias possibilidades de combinações de imagens, possibilitando os alunos expressarem-se e comunicar-se entre si de diferentes maneiras. Através do manuseio de materiais, instrumentos suportes, técnicas, e suas especificidades como recursos expressivos.

Essas aprendizagens podem favorecer compreensões mais amplas para que a criança desenvolva suas sensibilidades, afetividade e seus conceitos e se posicione criticamente.

A escola deve colaborar para que os alunos passem por um conjunto amplo de experiências de aprender e criar, articulando percepção, imaginação, sensibilidade, conhecimento e produção artística pessoal e grupal.

Tais representações mudam ao longo do desenvolvimento a medida que avança o processo de aprendizagem.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS:

lurosapedagogia.blogspot.com/.../importancia-da-arte-na-educacao.html‎

ducador.brasilescola.com/orientacoes/a-importancia-estimular-arte-na-crianca.htm

http://www.suapesquisa.com/biografias/di_cavalcanti.htm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com