TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância do serviço logístico em umaempresa de e-commerce no segmento de produtos de informática

Por:   •  23/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.825 Palavras (8 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 8

SENAC[pic 1]

ROGÉRIO JOSÉ DA SILVA

A importância do serviço logístico em umaempresa de e-commerce no segmento de produtos de informática

São Paulo

2014


ROGÉRIO JOSÉ DA SILVA[pic 2][pic 3]

A importância do serviço logístico em umaempresa de e-commerce no segmento de produtos de informática

Trabalho de pesquisa, tecnologia e sociedade, desenvolvido como exigência para a obtenção da nota parcial para o 2º semestre do curso de tecnologia em Logística 2014 – Centro Universitário SENAC

São Paulo

Sumário[pic 4]

Introdução        

Problema de pesquisa        

Objetivo específico        

Metodologia        

Considerações finais        

Referências        


Introdução

Logística é um termo normalmente ligado a atividades como distribuiçãofísica, suprimento ou administração de materiais e transporte e pode ser definido comoa união de quatro atividades básicas: aquisição, movimentação, armazenagem e entrega de produtos. Para que estas atividades funcionem é necessário um planejamento logístico, bem como a interação de processos (BALLOU, 2009). O objetivo da logística é alocar disponíveis produtos e serviços no local onde são necessários, no momento em que são desejados, fazendo com que os clientes recebam um produto com qualidade a um baixo custo.

 Desse modo, a logística oferece a integração de informações, transporte, estoque, armazenamento, manuseio de materiais e embalagem. Fazendo comque o trabalho logístico se torne ainda mais estimulante, é a ampla variedade de tarefas que todas essas áreas trazem e, quando se unem, tornam o gerenciamentointegrado da logística uma profissão desafiante e compensadora (NOVAES, 2007).

Em determinado momento, o desenvolvimento de umaempresa alcança um estágio de grande crescimento e conseqüentemente aparecemos problemas. É nessa fase que as empresas procuram ajudas governamentais edesconsideram que o problema pode ser resolvido com uma reestruturação em seusprocessos operacionais, principalmente no sistema logístico. Como as mudanças na estrutura industrial são necessárias, as companhias escolhemmelhorar o sistema logístico que envolve o suprimento de materiais, movimentação e controle deprodutos e apoio às vendas dos produtos ao consumidor final (DIAS, 1993).

Assim sendo, a logística faz parte das disciplinas que atuam na alta administraçãodas organizações, incluindo toda a parte de movimentação de produtos einformações em toda uma cadeia de suprimento (BOWERSOX & CLOSS, 2007).Segundo PIRES (2004), até pouco tempo a logística tinha uma posição secundárianas empresas, sendo responsável apenas pela expedição de produtos ou pelacontratação das transportadoras. Hoje da para se ter uma idéia de que a logística vai muito além.BALLOU (2009) afirma que:

“[...] a logística empresarial estuda como a administração pode prover melhor nível de rentabilidade nos serviços de distribuição aos clientes econsumidores, através de planejamento, organização e controle efetivos para as atividades de movimentação e armazenagem que visam facilitar ofluxo de produtos”

Com o crescimento acelerado do mercado e com a constante preocupaçãodas empresas em propor o melhor serviço para seus clientes, a procura pelos fatoresque impulsionam a elaboração de novos níveis de serviço, como prazo de execuçãodas tarefas, disponibilidade de pessoal, agilidade nas informações, entre outros, estáem evidência (GIACOBO & CERETTA, 2001). Para MEIRIM (2006), essecrescimento do mercado torna o momento propício à avaliação do ciclo do pedido(recepção do pedido até a entrega deste) atentando às necessidades e desejos dosclientes.

Na visão de BALLOU (2009) várias companhias agem de diferentes formascom o nível de serviço. Para cada uma existe um significado e uma maneira deoperá-lo. De uma forma resumida, o autor cita as características preço, qualidade eserviço como sendo o trio que satisfaz a necessidade dos clientes. SegundoGIACOBO & CERETTA (2001), adaptar o nível de serviço a ser oferecido à estruturalogística da organização é uma tarefa muito trabalhosa, onde clientes sãodiferentes e possuem expectativas contrárias.

Os sistemas de avaliação de desempenho têm como propósitos integrar ociclo de planejamento e controle ajudando no processo de tomada de decisão. “Osindicadores alinhados com a intenção estratégica da organização devem ocupar ocentro dos sistemas de avaliação do desempenho da operação” (CÔRREA &CÔRREA, 2005, p. 102). As mensurações internas de desempenho como custo,serviço ao cliente, produtividade e qualidade são aquelas voltadas em atividades queiram medir a satisfação dos clientes com relação tanto quanto ao serviço como àqualidade, analisando o sistema organizacional de forma detalhada. A percepção docliente, benchmarking, cadeia de suprimento e outros, são medidas adotadas paramensurar fatores externos de desempenho mantendo uma perspectiva orientada aocliente (BOWERSOX & CLOSS, 2007).

O serviço ao cliente, custos, produtividade e gerenciamento de ativosgeralmente são as métricas mais usadas para medir o desempenho da logística. O desempenho do serviço ao cliente é avaliado por operaçõesrelacionadas a todo o processamento do pedido que faça com que o produto chegueaté o consumidor. Os custos são avaliados e medidos individualmente para que setenha a noção exata de cada um. O monitoramento dos sistemas que converteminputs em outputs através da aplicação de trabalho mede a produtividade e, por fim,a procura por um sistema que esteja orientado para o desempenho total do negócioatravés dos indicadores do gerenciamento ativo (HIJJAR, et al, 2005).

Na logística o nível de serviço oferecido aos clientes é medido através deindicadores, que são meios utilizados para a identificação acerca do quão eficiente estão sendo os resultados da empresa diante dos objetivos propostos. Um sistema logístico com operações bem administradas significa trazer melhor resultado para aeconomia e para a empresa. Transporte, armazenagem, manutenção de estoque, processamento de pedidos e outros, se gerenciados de forma pratica, aumenta onível de serviço e a satisfação dos clientes. Sendo assim, tanto a área de logística como também as áreas de marketing e produção devem desenvolver suas atividades, trazendo melhores resultados para a organização (BALLOU, 2009).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (106.3 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com