TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

E-Commerce

Tese: E-Commerce. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/7/2013  •  Tese  •  5.866 Palavras (24 Páginas)  •  559 Visualizações

Página 1 de 24

De acordo com alguns autores, Publicidade significa:

“Publicidade – Deriva de público (do latim Publicus) e designa a qualidade do que é público. Significa o ato de tornar público um fato ou uma idéia. No sentido comercial, seria a divulgação de mensagens por meio de anúncios, com o fim de influenciar o público como consumidor. A palavra publicidade foi registrada pela primeira vez em 1694 no dicionário da Academia Francesa."

Dicionário de Marketing e Propaganda

Zander Campos da Silva.

“Publicidade – Divulgação paga e planejada de mensagens veiculadas em revistas, jornais, televisão e outros meios de comunicação, com o objetivo de persuadir as pessoas a comprar determinado produto ou utilizar determinado serviço.”

Novo Dicionário de Economia

Paulo Sandroni

“Publicidade é a comunicação vista como não paga de informações sobre a organização ou produto, geralmente por alguma forma de mídia. É veiculada como notícia”.

Gilbert A. Churchill, Jr.

Publicidade é a comunicação vista como não paga de informações sobre a organização ou produto, geralmente por alguma forma de mídia. Assim como a propaganda, a publicidade deve ser planejada, implementada e controlada como parte do esforço integral de comunicação de marketing.

Uma vez que é vista como não paga por ser veiculada pela mídia como notícia, a publicidade geralmente goza do crédito e da confiança do público em geral. Cuidados nessa área, contudo são imprescindíveis, pois, do mês mesmo modo que a publicidade eficaz pode melhorar muito a imagem e as vendas de uma companhia,a publicidade negativa pode causar sérios prejuízos.

Portanto, podemos concluir que a publicidade é uma das maiores forças da atualidade. É a grande energia que impulsiona o desenvolvimento industrial, o crescimento do comércio e todas as outras atividades que se ligam direta ou indiretamente ao consumo, seja de produtos, serviços ou idéias. Cria estados de oposição, revoluciona os métodos, difunde aquilo que é mais conveniente, novo ou econômico para a comunidade ajudando na resolução de suas apetências (vontades) e necessidades. É um processo de planejamento, criação, produção, veiculação e avaliação de anúncios pagos e assinados por organizações específicas (públicas, privadas ou do terceiro setor). Nessa acepção, as mensagens têm a finalidade de predispor o receptor a praticar uma ação específica (por exemplo, comprar um produto, abrir conta em um determinado banco, reciclar embalagens etc.). Essa ação tem localização no tempo e no espaço, podendo ser quantificada.

No campo trabalhista, o publicitário é o profissional que se dedica a qualquer uma das atividades de planejamento, criação, produção e veiculação de anúncios, atuando dentro das agências de publicidade. Agente de propaganda ou agenciador é um intermediário que negocia espaço publicitário nos veículos de comunicação para as agências ou direto para os anunciantes (entretanto, não possui vínculo empregatício com nenhum desses). O propagandista é o profissional empregado pela indústria para fazer a divulgação dos produtos desta junto aos profissionais da área. Já o publicista não pertence à área de comunicação - é um especialista em direito público.

TIPOS COMUNS DE PUBLICIDADE

A publicidade ocorre sob muitas formas. As mais comuns são as reportagens e os anúncios de utilidade pública. Nas reportagens noticiosas criadas pela mídia, os profissionais de marketing detêm pouco controle direto sobre a comunicação. No entanto, as informações para essas reportagens freqüentemente são obtidas em entrevistas com funcionários da empresa, que devem ter os pés no chão e responder às perguntas honestamente. As companhias também podem enviar matérias sobre seu progresso ou produtos para diversas mídias.

Os profissionais de marketing podem gerar notícias para atrair uma cobertura favorável da mídia enviando press-release, clipes de vídeo sobre a companhia, promovendo entrevistas coletivas ou organizando eventos atraentes.

PRESS-RELEASES. O press-release, também conhecido como comunicado à imprensa é um artigo escrito por membros da companhia e distribuindo para a mídia – jornais, revistas, emissoras de rádio e televisão. Ele fornece informações sobre a organização ou seus produtos e os nomes e telefones de funcionários que podem ser contatados para detalhes adicionais. Os profissionais de marketing também podem fornecer fotos e vídeos para inserção na programação de notícias.

O press-release permite maior controle sobre a cobertura noticiosa ao possibilitar que os profissionais de marketing decidam quando fazer um anúncio público e que as informações incluir. Entretanto, isso não garante que as mídias publicarão ou transmitirão a matéria, tampouco que a forma original será respeitada.

Algumas organizações contratam serviços externos de relações públicas, mas mesmo nesses casos a publicidade deve ser coordenada com o restante do composto de comunicação. Na preparação de um press-release, os profissionais de marketing podem obter melhores resultados seguindo estas dicas:

• Sintetizar: o melhor é usar uma única página;

• Usar linguagem clara, concisa e evitar jargão;

• Caprichar na introdução (primeira oração ou parágrafo) de forma a prender a atenção do leitor;

• Criar fato ou estatísticas importantes;

• Incluir o nome e o telefone da pessoa que pode ser contatada para esclarecer a matéria.

Entrevistas coletivas: Os profissionais de marketing também podem comunicar-se com a mídia por meio de entrevistas coletivas, nas quais as empresas convidam repórteres para o local da entrevista e normalmente lhes antecipam informações. Um porta-voz da organização pode ler uma declaração previamente preparada, responder a perguntas dos repórteres ou fazer ambas as coisas. As entrevistas coletivas possibilitam à companhia um pouco de controle sobre a cobertura, mas não há nenhuma garantia de que os repórteres compareçam ou façam perguntas adequadas.

Atividades e eventos: As redações de jornais, revistas e emissoras de rádio ou televisão ficam atulhadas de matérias sobre novos produtos, práticas empresariais e executivos recentemente contratados. Para obter

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.6 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com