TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância dos jogos e jogos na educação infantil

Tese: A importância dos jogos e jogos na educação infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/2/2015  •  Tese  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 2

A importância das brincadeiras e jogos na Educação infantil

Pesquisas no campo da psicologia mostram que as brincadeiras auxiliam as crianças no desenvolvimento da atenção, memória, concentração, além de compreensão de regras e papéis sociais.

A infância é um período privilegiado para o desenvolvimento de brincadeiras diversas. A criança aprende e se desenvolve nos mais amplos sentidos por meio das brincadeiras e atividades lúdicas. Através das brincadeiras a criança explora o meio em que vive e aprende mais sobre os objetos da cultura humana, internaliza regras e papeis sociais e passa a ser apta a viver em sociedade, através das brincadeiras as crianças tem a possibilidade de desenvolver as funções psicológicas superiores como atenção, memória, controle da conduta, entre os aspectos.

A brincadeira quando bem conduzida e estimulada no ambiente escolar, contrariamente ao que muitos adultos pensam, podem auxiliar na aprendizagem infantil, especialmente no que se refere ao desenvolvimento de funções psíquicas.

As brincadeiras são veículos que possibilitam o crescimento e a aprendizagem, dando a criança a oportunidade de descobrir, aprender e explorar o mundo em que vive.

A brincadeira favorece ainda o desenvolvimento da auto- estima , da criatividade e da psique infantil, ocasionando mudanças qualitativas em suas estruturas mentais. Através das brincadeiras, as crianças desenvolvem também algumas noções de grande importância para a vida em sociedade, como a noção das regras e também dos papeis sociais.

Brincadeiras de Roda

As cantigas e brincadeiras de roda são manifestações folclóricas onde as crianças se dão as mãos, formam uma roda e cantam melodias que podem ou não ser acompanhadas de coreografia.

Antigamente, eram muito comuns no cotidiano infantil da criança brasileira. Hoje, no entanto, é uma manifestação que está sendo esquecida, pois as crianças estão mais interessadas em outros tipos de música e brincadeiras.

As cantigas de rodas, tanto brasileiras quanto estrangeiras, são basicamente folclóricas. Possuem letras, melodias e ritmos simples e lúdicos, envolvendo brincadeiras, danças e trava-línguas. As músicas utilizam, normalmente, um compasso binário.

Alguns acreditam que são originárias de modificações feitas em músicas de autores populares ou criadas anonimamente pelo povo. Por serem repassadas, de geração em geração, através do que se chama transmissão oral, é comum existirem diferenças regionais nas letras de algumas delas.

As brincadeiras de roda ajudam a sociabilizar e desinibir as crianças, uma vez que exigem o olhar frente a frente, o toque corporal, a exposição, pois em muitas delas cada um deve se apresentar no centro da roda. Auxiliam no desenvolvimento da expressão corporal, senso rítmico e organização coletiva. São também um dos elementos importantes para a integração e o lazer infantil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com