TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A influência dos filósofos gregos

Resenha: A influência dos filósofos gregos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  Resenha  •  233 Palavras (1 Páginas)  •  387 Visualizações

INFLUÊNCIAS NA ADMINISTRAÇÃO DAS ORGANIZAÇÔES

(PRIMÓRDIOS DA ADMINISTRAÇÃO)

A Influência dos Filósofos Gregos

Sócrates (470 a C / 399 a C) via a administração como uma habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiência. Platão (429 a C/374 a C) preocupou-se com os problemas políticos e sociais inerentes ao desenvolvimento social e cultural do povo grego; Aristóteles (324 a C/322 a C) estudou a organização do estado e distinguiu três formas de administração pública (monarquia, aristocracia e democracia).

A Influência da Igreja

Muitos dos princípios e normas administrativas da Igreja Católica foram incorporados pelas empresas, devido a sua organização, sua hierarquia de autoridades, seu estado maior e sua coordenação funcional, que funciona sob um comando único: o Papa.

Mas não podemos deixar de destacar que a história nos mostra que a organização precisou do auxílio do protestantismo para libertar-se da ética cristã medieval, para que o avanço do capitalismo ocorresse sob a “vontade de Deus”.

Por quase dezesseis séculos, a avareza, o comportamento aquisitivo e o desejo de acumular riqueza foram condenados pela ética cristã medieval; todavia se tornaram a motivação da organização capitalista a partir do século XVIII. A nova classe capitalista deseja libertar-se não apenas das restrições econômicas que obstruíram o desenvolvimento da manufatura e do comércio, como também do opróbrio moral que a Igreja católica lançara sobre as suas motivações e atividades.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com