TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ocorrência de uma doença ou ferimento à saúde

Resenha: A ocorrência de uma doença ou ferimento à saúde. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/12/2013  •  Resenha  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 2

Fator de risco é qualquer situação que aumente a probabilidade de ocorrência de doença ou agravo à saúde.

Quando falamos sobre desenvolvimento infantil percebemos que este é diretamente influenciado por aspectos genéticos, biológicos, ambientais, sociais e saúde mental parental, que quando adquirem aspecto negativo podem prejudicar o desenvolvimento da criança.

Algumas características familiares também influem diretamente no desenvolvimento da criança, como: baixa renda, doenças psiquiátricas de um ou ambos os pais, depressão, alto nível de estresse, etc. Apenas um desses fatores em isolado não necessariamente pode ser responsável pelo atraso no desenvolvimento da criança, porem uma associação de dois ou mais dos fatores citados constituem risco, aumentando ou desencadeando um atraso negativo no desenvolvimento.

Dentre todos os fatores citados o que mais influi diretamente de forma negativa ou positiva diz respeito à saúde mental materna, sendo assim quando há problemas de ordem sócio-emocional na mãe, este representa um fator de risco ao desenvolvimento sócio-emocional da criança.

O adolescente por ser um indivíduo em busca de sua identidade, querendo ser aceito por um grupo, entre outros, acaba se expondo a alguns outros fatores de risco, como: depressão, ansiedade, estresse, evasão escolar, uso de drogas ou álcool, violência, etc, estes fatores podem acarretar em problemas de baixo desempenho escolar e principalmente de comportamento.

O bom relacionamento desse jovem com os pais, uma família estruturada, supervisão ativa por parte dos pais e uma rede de suporte social saudável constituem um fator de proteção ao seu desenvolvimento

Em ambos os textos vemos que como forma de proteção o individuo pode contar com a resiliência que é a capacidade de lidar e superar crises e adversidade, esta se altera conforme a situação, varia de indivíduo para indivíduo, não permitindo que este se torne vítima. Ele não ser torna intocável ou invencível, apenas encontra formas e meios de lidar com situações adversas.

Sendo assim a resiliência se torna um grande e essencial fator de proteção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com