TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A origem dos direitos humanos

Artigo: A origem dos direitos humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  Artigo  •  291 Palavras (2 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 2

O que são direitos humanos?

Direitos humanos são direitos e garantias básicos de todos os seres humanos, independente de raça, cor, religião, classe social e lugar onde vivemos. É o direito que todos nós seres humanos temos de ir e vir. Todos nós temos direitos humanos, ou seja, direitos econômicos, sociais, civis, culturais, políticos, direito de liberdade e expressão, direito á vida, moradia, saúde, educação dentre outros. Esses Direitos pertencem a cada um de nós seres humanos e não podem ser despojados.

A origem dos direitos humanos começa com o surgimento dos seres humanos. Mas como documento, a história dos direitos humanos tem inicio na antiguidade. Naquela época a realidade social era outra, as pessoas não eram tratadas igualmente. A escravidão era algo comum as mulheres eram privadas de participar da vida política, á elas era reservado o espaço doméstico.

Na idade média com a influência decisiva da religião mudou-se a concepção de direitos humanos, todos tinham valores e direitos iguais, a mulher adquiriu o direito ao voto e a igualdade entre homens e mulheres. Os religiosos usaram como justificativa para essa mudança a vontade de Deus para proteger as pessoas da violência e da discriminação dos mais poderosos, e desrespeitar esses direitos seria como desrespeitar a vontade de Deus.

Usando essa mesma justificativa os mais poderosos como a nobreza e o alto clero reivindicaram, pois no entendimento deles as suas condições de classes superiores e seus privilégios eram também da vontade de Deus e não podiam ser mudados por outras pessoas.

Já nos tempos modernos com a valorização dessa nova razão, reformularam a teoria dos direitos humanos. A burguesia não concorda com os privilégios da nobreza e do alto clero e conseguiu conquistar suas exigências de ter uma segurança contra os abusos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com